0

Romain é uma “criança da lua”, assim chamada por sofrer de uma rara doença, caracterizada pela sensibilidade excessiva da pele à luz solar. É provável que as emoções transmitidas por este garoto de apenas 13 anos contagiem e levem o espectador a refletir e se deslocar do seu ponto de equilíbrio. O objetivo da diretora e roteirista francesa Delphine Gleize (de Estranhas Ligações, premiado no Festival de Cannes em 2002), é fazer com que os sentimentos do espectador venham à flor-da-pele, mas distinguidos de uma sensação de comiseração.

Mesmo sabendo que sua expectativa de vida é bem menor que a normal, Romain (o estreante Quentin Challal) vive com intensidade, embora suas atividades sejam predominantemente noturnas, devido à baixa imunidade provocada pela xeroderma pigmentosa. No auge de sua adolescência, Romain tem que conviver com o auxilio de trajes especiais que permitem sua exposição em locais que geram luz UV, mas seu estilo de vida não se adequa a grupos sociais de costume e isso o faz desenvolver alguns comportamentos diferenciados.

O dermatologista David (Vincent Lindon, de Mademoiselle Chambon) é quem chega ao diagnóstico da doença de Romain e o previne de ações que podem ser agravantes. Mas os cuidados de David ultrapassam a relação médico-paciente a ponto de Romain vê-lo como uma personalidade paterna, pelo fato de morar somente com a mãe, Louise (Caroline Proust). Esta improvável amizade, dificilmente conquistada por David, corre risco de ruptura quando ele é contemplado pela Organização Mundial de Saúde a um almejado cargo em Genebra

Logo ele divide esse conflito com a nova médica, e substituta, Carlotta (Emmanuele Devos, de Um Conto de Natal). Por ter um estilo profissional diferente de David, ela não concorda com algumas de suas diretrizes, deixando-o contrariado. O dermatologista fica então entre a decisão de aceitar sua promoção ou seguir com o tratamento, e amizade, com RomainA Criança da Meia-Noite conta com uma narrativa linear, apresentando os papéis sociais de cada personagem de forma bem clara e definida, mas condições imprevisíveis farão com que o espectador possa interagir com a obra.


Compre nos EUA e receba na sua casa


A Criança da Meia-Noite (La Permission de Minuit) – 110 min 
França – 2011 
Direção e Roteiro: Delphine Gleize 
Elenco: Vincent Lindon, Emmanuelle Devos, Quentin Challal, Caroline Proust

Estreia: 28 de outubro (Rio de Janeiro)

Compartilhe este conteúdo |

O Cinema está na Rede e também no Twitter O Cinema está na Rede e também no Facebook

Postar um comentário

 
Top