0

A Mostra Cinema e Direitos Humanos na América do Sul chega à sua sexta edição, levando curtas, médias e longas metragens a 27 cidades brasileiras. A Cerimônia de Abertura aconteceu na última 2ª (10/10), no Cinesesc (na cidade de São Paulo). As exibições acontecem até o dia 1 de dezembro. Serão apresentados 46 filmes de dez países da América do Sul. Todos os locais de exibição têm acessibilidade a cadeirantes e deficientes visuais. Também terão sessões com sistema de autodescrição e “close caption”, para facilitar a compreensão de deficientes auditivos e visuais.

A mostra se alterna entre filmes inéditos e grandes sucessos do cinema. Entre os inéditos, o excelente filme Quem se importa? (de Mara Mourão, na foto com seu ex-professor, o diretor Rodolfo Nanni), exibido na Cerimônia de Abertura (com a presença da diretora e equipe técnica). Também será exibido o novo longa metragem de Eliane Caffé (Céu sem Eternidade) e de Érika Bauer (E a Terra se fez Verbo). Entre os filmes não inéditos estão Central do Brasil (de Walter Salles), Bicho de Sete Cabeças (de Laís Bodanzki) e o renomado Morango e Chocolate (de Tomás Gutiérrez Alea e Juan Carlos Tabío).

Dos filmes estrangeiros inéditos por aqui, estão: TAVA: Paraguay Terra Adentro (de Lucas Keese, Lucía Martin e Mariela Vilchez, Paraguai/Argentina), Quatro Litros por Tonel (de Belimar Román Rojas, Venezuela/Argentina) e os colombianos Ocupação (de Angus Gibson e Miguel Salazar) e a animação Pequenas Vozes (de Jairo Eduardo Carrillo e Óscar Andrade). 

A mostra acontece nas cidades de: Aracaju, Belém, Belo Horizonte, Boa Vista, Brasília, Campo Grande, Cuiabá, Curitiba, Florianópolis, Fortaleza, Goiânia, João Pessoa, Macapá, Maceió, Manaus, Natal, Palmas, Porto Alegre, Porto Velho, Recife, Rio Branco, Rio de Janeiro, Salvador, São Luís, São Paulo, Teresina e Vitória. Os filmes mais votados por júri popular receberão o Prêmio Exibição TV Brasil e a curadoria é do cineasta Francisco César Filho. 

Por: Beto Besant

Compre nos EUA e receba na sua casa 

Compartilhe este conteúdo |

O Cinema está na Rede e também no Twitter O Cinema está na Rede e também no Facebook

Postar um comentário

 
Top