0

Ziraldo merecia ganhar o título de "O Autor Maluquinho", por sua figura emblemática e seus livros voltados às crianças, mas focados nos adultos. E fugir do clichê é algo difícil quando falamos da obra do mestre. Em Uma Professora Muito Maluquinha, o próprio Ziraldo assina o roteiro da adaptação do livro homônimo de 1995, em que a professora Catarina (Paola Oliveira) chega de rompante numa escola do interior de Minas, causando rebuliço entre alunos, professores e moradores. Ela não está preocupada com física, matemática ou português, mas em mostrar o mundo às crianças e fazer com que compreendam o universo em que vivem.

E Cate, como prefere ser chamada, ganha vida na adorável interpretação de Paola Oliveira. A moça esbanja simplicidade e alegria, contagiando alunos, plateia e este que vos escreve, sem se intimidar com a telona. Nem mesmo ao contracentar com o consagrado Chico Anysio ela perde o brilho. E assim Paola contribuiu de maneira definitiva para transformar Uma Professora Muito Maluquinha em um sucesso tanto para o público infantil quanto para os mais velhos.

O enredo é leve, divertido, pontuado com aquela comédia simplória e ingênua que é característica dos mineiros. Fala de amor, fala de morte, e ainda assim transmite as mensagens num tom fresco e natural, sem excessos. Mérito dos diretores André Alves Pinto e César Rodrigues, que conseguiram fazer uma adaptação rica e agradável. O filme não cansa. Pelo contrário, termina com um tremendo gostinho de "quero mais" no peito de todo mundo. 

Quem vai levar os filhos não deve deixar de assistir. Quem não tem filhos deve pedir os sobrinhos emprestados. Pois assim como o filme se dá aos olhos de Luizinho (Caio Manhete), qualquer um que o assista deve ser capaz de enxergar pelos olhos de uma criança. Você vai se lembrar daquela sua professora divertida, das lições que aprendeu e de como você mesmo, algum dia, foi um tanto maluquinho. Deixe-se levar pelas aulas de Cate e aproveite.




Uma Professora Muito Maluquinha90 min
Brasil – 2011 
Direção: André Alves Pinto, César Rodrigues
Roteiro: Ziraldo
Elenco: Paola Oliveira, Joaquim Lopes, Ricardo Pereira, Chico Anysio, Suely Franco, Caio Manhete

Estreia: 07 de outubro

Compartilhe este conteúdo |

Postar um comentário

 
Top