0

No decorrer da história, passamos a viver cada vez mais próximos e assim formamos cidades de milhões de habitantes. Em um movimento contrário, porém, nos tornamos mais individualistas, e mesmo em meio à multidão, muitos estão sozinhos. Assim era a vida em Nova York para um motorista de táxi de 1976, no filme Taxi Driver (de Martin Scorsese), e assim é a vida de Jack (Philip Seymour Hoffman) nos dias de hoje, um motorista de luxo da mesma cidade. 

Mas sendo um personagem completamente distinto do primeiro, Jack é um adulto de meia idade bastante pacato, que vive sua solidão ouvindo antigos reggaes jamaicanos, e trocando conversas eventuais com seu colega de trabalho e melhor amigo, Clyde (John Ortiz). Jack é um cara de poucas palavras e amigos, que tem apenas um tio (e patrão) como sua família, que não liga para a aparência, e que carrega alguns problemas dentro de si. Clyde, ao contrário de Jack, é mais expansivo e comunicativo, além de ser casado com Lucy (Daphne Rubin-Vega)

Querendo ajudar Jack a sair da solidão, Clyde e sua esposa combinam um jantar entre amigos para que ele possa conhecer Connie (Amy Ryan), uma nova colega de trabalho de Lucy. A partir daí começa a relação de Jack e Connie - com sua própria bagagem de traumas - que conforme evolui, acompanha de perto o desgaste cada vez maior do casamento dos anfitriões. 

Porém, mais do que um filme sobre relacionamentos, Vejo Você no Próximo Verão dramatiza a relação das pessoas com elas mesmas, e a cura de problemas escondidos - às vezes nem tanto - sob a aparência exterior. A transformação no estilo de vida de Jack tem como pontapé a presença de Connie, mas muito diferente de uma comédia romântica clichê, a garota não funciona como um amuleto mágico que o transforma de repente. Jack, com a ajuda de seu amigo, vai buscar em diversas fontes a transformação que almeja para ser uma pessoa mais feliz, busca que se torna eficiente para o próprio Clyde

No mais, a interpretação de Philip Seymour Hoffman é mais uma vez fabulosa. O ator, que possui um Oscar de melhor ator por Capote (2005), e duas outras indicações de melhor ator coadjuvante, dá um banho de atuação ao lado de John Ortiz, que também se destaca bastante na interpretação de Clyde. A novidade nesse filme, porém, fica na estreia de Hoffman como diretor, que a julgar pelo realismo e qualidade dos personagens, também é digna de prêmios. 



Vejo Você no Próximo Verão (Jack Goes Boating) – 91 min
EUA – 2010

Direção: Philip Seymour Hoffman
Roteiro: Robert Glaudini
Elenco: Philip Seymour Hoffman, John Ortiz, Amy Ryan, Daphne Rubin-Vega

Estreia: 22 de julho

Compartilhe este conteúdo |

O Cinema está na Rede e também no Twitter

Postar um comentário

 
Top