0
O longa de ficção Loup: Uma Amizade para Sempre não é o primeiro filme na história da sétima arte que retrata a amizade entre seres humanos e animais, mas o faz com primazia e destreza. O diretor, Nicolas Vanier, famoso por suas explorações desde o início da década de 1980 e autor de livros e reportagens fotográficas, apresenta ao público um romance inspirado em suas vivências na gelada Sibéria Oriental.

O roteiro, assinado pelo próprio Vanier em parceria com Ariane Fert, conta a história de Sergeï (Nicolas Brioudes), jovem da tribo nômade Évène (ou Evens, na versão brasileira da tradução), que aos 16 anos é escolhido para ser o guardião do grande rebanho de renas do clã Batagaï. O rebanho, constantemente ameaçado por lobos, é também o grande tesouro daquele povo liderado por Nikolai (Min Man Ma), o pai de Sergeï, um homem justo e destemido. Para proteger as renas, tornou-se costumeiro caçar e matar os lobos, e essa prática era ensinada aos meninos, ainda crianças.

Os conceitos de Sergeï sobre seus costumes, e os lobos, começam a mudar quando ele encontra sua primeira ameaça na função de guardião do rebanho. Ao ver a relação de Voulka – uma loba a quem ele dá este nome – e seus filhotes, o garoto passou a ver os lobos como animais que podiam ser doces e demonstrar amor e afeto. Com o apoio e cumplicidade de Nastazya (Pom Klementieff), o seu grande amor, Sergeï deixa de viver um conflito externo e começa a travar uma batalha consigo mesmo.

A belíssima trilha sonora enriquece as cenas repletas de sensibilidade. É de suspirar quando os bebês lobos brincam e caem, encantados com o voo de uma borboleta amarela, que parece conversar com eles. E o que dizer das inúmeras renas percorrendo grandes áreas montanhosas de um gélido branco que parece não ter fim? Todo esse encanto tem espaço garantido no filme, que trata de questões complexas como amizade, família e confiança, com serenidade e delicadeza. Vale a pena conferir nas telonas.





Loup: Uma Amizade para Sempre (Loup) – 102 min
França – 2008
Direção: Nicolas Vanier   
Roteiro: Ariane Fert, Nicolas Vanier
Elenco: Nicolas Brioudes, Pom Klementieff, Min Man Ma, Vantha Talisman, Bernard Wong, Gurgon Kyap, Kaveil Kem, Vassiliev Guerassine

Estreia: 15 de julho.

Compartilhe este conteúdo |

O Cinema está na Rede e também no Twitter

Postar um comentário

 
Top