0

Quatro jogadores considerados ícones por uma fanática torcida contam suas histórias pessoais e seus relatos de quatro campeonatos brasileiros conquistados pelo centenário Sport Club Corinthians Paulista. Esse é o resumo básico do filme dirigido por Di Moretti para o seu time do coração. Mas 4x Timão vai além da história esportiva dos títulos brasileiros do clube e invade as origens de quatro craques, cada um escolhido para representar um dos campeonatos conquistados.

Seguindo essa estrutura, o ex-meia e atual comentarista Neto conta sua origem no interior de São Paulo, seguida pela história do título de 1990. Dinei, o paulistano da Vila Mariana, é o escolhido para representar o título de 98. O carioca do bairro de Sulacap, Marcelinho, fica com o título de 99, e o zagueiro da Zona Norte paulistana, Betão, com o de 2005.  Mas a escolha dos quatro representantes não quer dizer que os relatos estejam limitados a eles; muito pelo contrário, pois pais, mães, tios e irmãos reforçam a história da origem de cada um, ao passo que outros craques do time endossam as histórias por trás dos quatro títulos brasileiros.

4x Timão é um ótimo documentário justamente por valorizar o lado humano e as origens de grandes jogadores do futebol brasileiro. Sem deixar o futebol de lado, o filme cria uma atmosfera que representa a personalidade única de cada atleta, e resgata histórias incríveis de superação, desconhecidas pela maioria dos torcedores do time ou fãs de futebol. A relação desses jogadores com seus pais, e também filhos, no caso de Neto, é um dos temas que surge com mais força no longa, e calha com a proximidade do lançamento do filme com o dia dos pais. Estratégias de marketing à parte, o tema é inevitável na história dos jogadores, e enriquece ainda mais as histórias de cada um.   

Mas independentemente de seu apelo humano, o filme não deixa a desejar no conteúdo futebolístico. Apesar de ceder espaço para que as histórias pessoais fossem contadas, os momentos decisivos de cada campeonato estão bem documentados, com destaque para o de 1990, quando cada um dos jogos da fase eliminatória – que hoje não faz mais parte do Campeonato Brasileiro – foi cheio contratempos e emoções. 4x Timão: A Conquista do Tetra não entrará em cartaz em muitos cinemas pelo Brasil, então garanta logo seu lugar se fizer questão de ver o trabalho na grande tela; porém, sua distribuição em DVD com certeza será mais abrangente.



4x Timão: A Conquista do Tetra – 96 min
Brasil – 2011

Direção: Di Moretti
Com: José Ferreira Neto (Neto), Claudinei Alexandre Pires (Dinei), Marcelo Pereira Surcin (Marcelinho Carioca), Ebert William Amâncio (Betão)

Lançamento em DVD: 03 de agosto.

Compartilhe este conteúdo |

O Cinema está na Rede e também no Twitter

Postar um comentário

 
Top