3

Produzido para ser um verdadeiro blockbuster, Transformers: O Lado Oculto da Lua, entrega tudo o que promete e mais: muita ação, efeitos visuais espetaculares, comédia e bom uso da tecnologia 3D. O resultado é realmente muito interessante, não só para os fãs da franquia, mas para um público maior, o que deve acrescentar algumas centenas de milhões de dólares à já bilionária série de filmes dirigida por Michael Bay, que esteve no Brasil para o pré-lançamento (leia reportagem aqui).

Na terceira produção da franquia, Sam Witwicky (Shia LaBeouf) está a procura de emprego na capital dos Estados Unidos, Washington, depois de já ter se graduado na universidade e ter recebido uma medalha por heroísmo dada por ninguém menos que o Presidente Barack Obama. Com uma nova namorada, a inglesa Carly (Rosie Huntington-Whiteley), não pode revelar sua ligação com os Autobots. Quando os Decepticons tramam conquistar a Terra, Sam reúne-se a seus amigos robôs liderados por Optimus Prime para resistir à invasão.

Com uma narrativa dinâmica, o longa começa com uma boa sacada: inclui a corrida espacial entre americanos e russos como um episódio motivado pela chegada dos robôs à Terra. A recuperação de imagens originais da época, além da reconstituição de momentos históricos da conquista da Lua, dá um grau de veracidade à fantasia que envolve automóveis que se transformam em robôs, que na verdade são uma raça alienígena. Um detalhe especial é a pequena participação do astronauta Buzz Aldrin, o segundo homem a pisar na Lua. Outra presença  marcante, principalmente para fãs de ficção científica, é a de Leonardo Nimoy, o eterno Doutor Spock de Jornada nas Estrelas, que faz a voz de Sentinel Prime, mentor de Optimus Prime.


Os Autobots e Decepticons estão ainda mais aperfeiçoados e humanizados e desempenham papéis mais importantes na história. Para facilitar a identificação, já que há bons e maus robôs, eles estão mais coloridos e têm mais detalhes. Os efeitos 3D aplicados exatamente nas cenas protagonizadas por eles são talvez os melhores já produzidos até hoje.

Uma das maiores expectativas, a substituição da atriz Megan Fox, que nos dois filmes anteriores representava a namorada do personagem principal, foi bem resolvida com a entrada da belíssima inglesa Rosie Huntington-Whiteley, que em sua estreia se sai bem como a impetuosa Carly. Outros atores mais conhecidos, como John Malkovitch, John Turturro e Frances McDormand, são um reforço e tanto para o elenco. Junto com Ken Jeon e Alan Tudyk, protagonizam as cenas mais engraçadas do filme.

O excesso de sequências vertiginosas no final do filme cansa um pouco, assim como o extraordinário grau de precisão das metamorfoses, que exigem atenção total para não se perder nenhum detalhe, mas no geral todos concordam que este terceiro é o melhor da série. O diretor Michael Bay afirme não ter interesse em dirigir mais uma sequência,  mas, a deduzir-se pelas reações no pré-lançamento no Rio de Janeiro, não há dúvida de que o público já espera por Tranformers 4.




Transformers: O Lado Oculto da Lua (Transformers: Dark of the Moon)
EUA – 2011

Direção: Michael Bay
Roteiro: Ehren Kruger
Elenco: Shia LaBeouf, Rosie Huntington-Whiteley, Josh Duhamel, Patrick Dempsey, Ken Jeon, John Malkovich, Alan Tudyk, John Turturro, Frances McDormand, Tyrese Gibson

Estreia: 01 de julho.

Compartilhe este conteúdo |

O Cinema está na Rede e também no Twitter

Postar um comentário

  1. Achei o filme legal, tipico de transformers mesmo, sem muita história e mais ação e briga de robores, você vai ao cinema assistir um filme desses, você vai pra ver os robôs brigando mesmo, muitos tiros e explosões. O filme é bom, você sente a falta da Megan Fox, mas a loira consegue preencher esse espaço vazio. A unica coisa ruim é que o filme cansa um pouco no final, parecendo não ter fim, nota do filme pra mim : 8

    ResponderExcluir
  2. Achei o filme ruim ... Ruim pelo simples fato de que com mais ação e mais efeitos especiais o filme não empolga nem metade em relação aos outros filmes .... não consigo identificar os problemas do filme de forma detalhada, mas tenho que dizer que ele não me empolgou e que tive vontade de parar de assisti-lo.

    ResponderExcluir
  3. Transformers com certeza, é um ótimo filme, os 3 na verdade! Eu sou suspeita de falar sendo muito fã e tudo mais, adorei todos os, e espero que tenha 4,5,6,7... por mim tá ótimo estou só esperando! rsrs Nota máxima com certeza'

    ResponderExcluir

 
Top