Publicidade

No Olho do Tornado

Crítica - TOP Models: Um Conto de Fadas Brasileiro

12 de junho de 2011


O documentário de Richard Luiz, um dos mais respeitados diretores e cinegrafistas de moda do Brasil, é sobre a história e dia a dia de algumas Top Models brasileiras. O projeto do filme começou com a criação de um calendário comemorativo de 10 anos do São Paulo Fashion Week, no qual as 25 modelos brasileiras com maior destaque na época foram fotografadas.

TOP Models: Um Conto de Fadas Brasileiro conta com depoimentos de diversas Top Models que narram as alegrias e dificuldades de suas carreiras. Entre elas estão Shirley Mallman, Gisele Bündchen, Carol Trentini, Isabelli Fontana, Raquel Zimmerman, Fernanda Tavares, Adriana Lima e Carol Ribeiro. As histórias das modelos se cruzam com a história do SPFW durante o longa, no qual são mostrados diversos editoriais, desfiles e campanhas feitas por essas modelos. O filme conta também com a presença de importantes fotógrafos, estilistas, editores de moda e outros profissionais da área.

Passando por modelos com uma extensa carreira até uma modelo iniciante, as histórias são bem semelhantes. O sonho, o início da carreira, a mudança para São Paulo, a convivência com as outras modelos morando na mesma casa, os castings, as experiências no exterior, os desfiles, o reconhecimento e a dificuldade em se manter com sucesso na carreira. E, principalmente, as vitórias e derrotas em um mundo onde a seleção é cruel. O texto é narrado pela atriz Alice Braga, que representa o papel de uma jornalista buscando desvendar a beleza das modelos brasileiras.



A ditadura da beleza é muito bem representada no documentário. Vários dos especialistas que deram seus depoimentos citaram o fato de que as modelos que dão certo são uma exímia minoria. Graças à mídia, muitas garotas têm o mesmo sonho: tornar-se modelo. Mas a moda escolhe tipos físicos específicos, rostos específicos que são marcantes em uma determinada época. Tratando-se de mundo da moda, as modelos brasileiras têm se destacado nos últimos anos. TOP Models: Um Conto de Fadas Brasileiro baseia-se nisso para levantar a discussão sobre a beleza feminina, falando da personalidade calorosa e estereotipada das brasileiras. 

O documentário é pouco interessante, pois não traz nada de novo. A vida das modelos é um assunto que já foi muito explorado pela mídia e o público conhece muito bem o assunto. Além disso, os assuntos polêmicos como a alimentação das modelos e a precocidade com que muitas delas entram na profissão foram pouco discutidos, ficando longe de trazer algum aspecto inovador.  



TOP Models: Um Conto de Fadas Brasileiro – 90 min
Brasil – 2009
Direção: Richard Luiz
Roteiro: Renata Terra
Narração: Alice Braga
Com: Adriana Lima, Alessandra Ambrosio, Ana Beatriz Barros, Ana Claudia Michels, Cíntia Dicker, Camila Finn, Caroline Ribeiro, Carol Trentini,  Fernanda Tavares, Gisele Bündchen, Isabeli Fontana, Jeisa Chiminazzo, Letícia Birkheuer, Liliane Ferrarezi, Luciana Curtis, Mariana Weickert, Marcelle Bittar, Michelle Alves, Raica Oliveira, Raquel Zimmermann, Renata Maciel,  Shirley Malmann, Solange Wilvert, Talytha Pugliese, Luana Dachery

Estreia: 17 de junho (São Paulo, Rio de Janeiro e Salvador).

* A comercialização do documentário terá renda revertida para a unidade de Onco Hematologia Pediátrica Erik Loeff, situada em Salvador (BA).

Compartilhe este conteúdo |

O Cinema está na Rede e também no Twitter

0 comentários:

Postar um comentário

 
Cinema na Rede | by TNB ©2010 | O conteúdo deste site está protegido sob licença Creative Commons | Marketing Digital: Fizzy