0

Um gerente de RH da maior panificadora de Jerusalém (Mark Ivanir) recebe a missão de impedir a publicação de um artigo que pode difamar a empresa. Uma funcionária chamada Yulia morreu em um atentado terrorista contra Jerusalém e com o corpo foi encontrado um recibo de salário da panificadora. A empresa foi, então, acusada de não se importar com seus funcionários e ser desumana. 

O gerente começa a investigar o ocorrido e descobre que Yulia já havia sido despedida há 1 mês, porém isso não havia sido relatado para o RH. Por ordem de sua chefe, o gerente fica como encarregado de reconhecer o cadáver, apesar de nunca tê-la conhecido, e de acompanhar o corpo até a Romênia, onde mora a família da garota. Tudo isso ocorre quando seu casamento está acabando e ele deveria se mostrar mais presente para sua filha.

Quando chega à Romênia, o gerente tem a missão de contar o triste ocorrido para a mãe, o filho e o ex-marido de Yulia. Toda essa carga parece fazer renascer a sensibilidade de um homem que está preso a um trabalho que odeia e a um casamento falido. A banalidade de seu cotidiano parece ter tirado dele a capacidade de sentir; o personagem parece só sobreviver, e não viver.

A tragicomédia traz uma discussão sobre identidade e pertencimento; Yulia é a única personagem que possui nome, apesar de morta desde o início do filme. Além disso, quando seu corpo chega à sua cidade na Romênia, a mãe de Yulia questiona se ela realmente pertencia àquele lugar. A verdadeira grande missão do gerente parece ser descobrir a identidade dessa simples funcionária de uma panificadora israelita.

O filme de Eran Riklis tem um ritmo lento, porém agradável e condizente com o roteiro. É encantador por trazer os sentimentos humanos à tona com um tom cômico. O fato de ser um longa israelita o torna interessante por si só, já que traz uma visão sobre esse país e essa cultura tão rica e pouco conhecida por muitos de nós.




A Missão do Gerente de Recursos Humanos (The Human Resources Manager) – 103 min
Israel, Alemanha, França – 2010
Direção: Eran Riklis
Roteiro: Noah Stollman – Baseado no romance de Abraham B. Jehoshua
Elenco: Mark Ivanir, Reymond Amsalem, Gila Almagor

Estreia: 01 de julho.

Compartilhe este conteúdo |

O Cinema está na Rede e também no Twitter

Postar um comentário

 
Top