0


O brilhante documentário 2012: Tempo de Mudança é um convite à reflexão, um desafio à sociedade pós-industrial e sua maneira caótica de consumir. Dirigido nos Estados Unidos pelo brasileiro João Amorim, o filme acompanha entrevistas e experiências do jornalista Daniel Pinchbeck, na sua busca por respostas que ajudem as sociedades a se organizar de forma sustentável.

Já são muitas as teorias que envolvem a profecia maia e seu calendário que, supostamente, acaba em 2012. Explosões solares, meteoros, desastres naturais, inundações e outros eventos destrutivos são esperados para o ano que pode ser o último do planeta. Todo esse mistério que ronda 2012 já rendeu vários livros, filmes e muito burburinho na internet. O próprio Daniel Pinchbeck é autor do best-seller 2012: O Ano da Profecia Maia.

Diferente das previsões catastróficas e apocalípticas que envolvem 2012, este documentário nos faz debruçar sobre o grande desastre que já se instaurou no planeta e em nós mesmos. É interessante pensar como cada indivíduo perde aos poucos sua identidade e se torna massa de manobra do sedento e insustentável capitalismo. Não sabemos o que comemos, não nos importamos com a qualidade do que utilizamos, nem o quê ou quem precisaremos explorar para alcançar nossos ambiciosos objetivos.



As conversas nas andanças de Pinchbeck destacam experiências de diversas pessoas e profissionais, e contam com lúdicas e divertidas animações sobre nossas origens e a integração com natureza e sociedade. Entre os entrevistados estão os músicos Sting e Gilberto Gil, o cineasta David Lynch e a atriz Ellen Page. Os diálogos acontecem também com pesquisadores e pessoas ligadas a entidades de preservação do meio ambiente e ainda remanescentes indígenas e tribais que guardam os ensinamentos de seus antepassados.

A grande mudança que deve acontecer em 2012 diz respeito ao surgimento de uma consciência global que seja capaz de romper os paradigmas atuais cercados de incompreensão e egocentrismos. Isso só será possível com o exercício da humildade, do amor ao próximo e do contato com a natureza, da qual somos parte. 2012: Tempo de Mudança fala de seres visionários, que enxergam além das limitações, que transcendem o corpo e a mente, que não esperam catástrofes, mas que fazem a mudança acontecer.



2012: Tempo de Mudança (2012: Time for Change) – 85 min
EUA, Brasil, França, México, Suíça – 2010
Direção: João Amorim
Com: Daniel Pinchbeck, Sting, Gilberto Gil, David Lynch, Ellen Page, André Soares, Lucy Legan, Paul Stamets, Richard Register, Penny Livingston, Buckminster Fuller, Dennis Mckenna, Terence McKenna, John Todd

Estreia: 24 de junho.

Compartilhe este conteúdo |

O Cinema está na Rede e também no Twitter

Postar um comentário

 
Top