0
Num tempo em que as pessoas fazem praticamente qualquer coisa para aparecer na mídia e falta de personalidade parece ser um item obrigatório para se tornar celebridade, o que pensar de Marcelo Nascimento da Rocha, o jovem paranaense que se tornou conhecido por enganar um monte de gente em rede nacional ao se passar pelo herdeiro de uma companhia aérea? A resposta pode ser buscada no documentário VIPs: Histórias Reais de um Mentiroso, de Mariana Caltabiano, baseado no livro também de sua autoria.

Assumir a identidade de Henrique Constantino, filho do dono da Gol, e participar da Recifolia, onde deu entrevista a Amaury Jr., foi o momento mais glorioso de Marcelo, mas não o único. Ele também foi piloto de avião, policial, lutador de artes marciais, baterista de banda de rock, repórter de TV, olheiro da seleção brasileira, entre outras coisas, tudo com documentos falsos e muita cara-de-pau. A história é tão extraordinária que além deste documentário, deu origem ao longa de ficção VIPs, dirigido por Toniko Melo e com Wagner Moura no papel de Marcelo.

No documentário, Marcelo, com mal disfarçada satisfação, conta sua história sem omitir qualquer detalhe, inclusive aqueles que o incriminam. Diversas outras pessoas que conviveram com ele dão suas versões da trajetória do falsário: sua mãe, sua irmã, o ator Ricardo Macchi, o produtor cultural Ed Sá e até o colunista social Amaury Jr., que qualifica seu contato com Marcelo como o maior furo de sua longa carreira. Mas justifica dizendo que Marcelo enganou não só ele, mas todo mundo.

A estrutura narrativa é simples: voz em off introduzindo a história, depoimentos intercalados por animações ilustrativas em diversas técnicas. Não há parecer de autoridades médicas nem judiciárias, mas a impressão que fica é que Marcelo sofre de um narcisismo patológico que o impede de entender as consequências de seu comportamento. Suas aventuras mais de uma vez o levam à prisão, mas ele parece não se importar. Extremamente inteligente, simpático, bem articulado, ele provavelmente poderia ser feliz fazendo quase qualquer coisa mas, como seus próprios familiares dizem, ele quer viver intensamente, mesmo que seja na pele de outra pessoa.



VIPs: Histórias Reais de Um Mentiroso – 71 min
Brasil – 2010

Direção e Roteiro: Maria Caltabiano
Com: Marcelo Nascimento da Rocha, Amaury Jr., Ed Sá, Ricardo Macchi, Maria Paula

Estreia: 13 de maio.
Em cartaz no Festival do Rio 2011

Compartilhe este conteúdo |

O Cinema está na Rede e também no Twitter

Postar um comentário

 
Top