1

O famoso diretor norte-americano David Lynch esteve no Brasil em 2008 e fez uma série de palestras em faculdades, livrarias e associações de empresários, passando por São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Porto Alegre. Lynch ficou mundialmente conhecido, e conquistou uma legião fiel de fãs, através de seus filmes surrealistas, sempre recheados de elementos com interpretações controversas, e de estilo único; mas não foram seus filmes que o trouxeram até nossas terras. A viagem de Lynch ao Brasil foi motivada pelo lançamento de seu livro sobre Meditação Transcendental, Em Águas Profundas, e sua estadia foi totalmente registrada pelo diretor Marcos Andrade e sua equipe, que transformaram tudo em documentário.

O diretor pratica meditação desde seu aclamado filme de estreia, Eraserhead (1977), mas foi especificamente na Meditação Transcendental que encontrou a forma definitiva de alcançar a paz dentro de si mesmo. Esta técnica foi introduzida ao mundo pelo guru indiano Maharishi Mahesh Yogi, que ficou famoso por seu contato com os Beatles na década de 60. A partir de mantras específicos, busca-se levar a mente humana a níveis mais profundos de consciência; daí a analogia do livro de Lynch com o oceano. Segundo seus relatos, nesses níveis inferiores, ou Águas Profundas, é possível experimentar sensações de infinita felicidade e bem estar.

Mas se você não é nenhum entusiasta, ou mesmo esconde algum preconceito em relação à meditação, não se decepcione previamente com o filme. O trabalho é um prato cheio para aqueles que gostam de ir além da obra, e ter contato com o artista por intermédio de biografias, entrevistas ou documentários. Além disso, nas palestras dadas em auditórios lotados, não falar de seus filmes se torna praticamente impossível, especialmente quando as apresentações eram abertas para perguntas. Se você é fã do diretor, provavelmente já quis perguntar o significado de uma cena, ou confirmar uma interpretação; então, uma boa noticia: essas perguntas estão bem representadas no filme. De um jeito muito interessante, Lynch consegue diminuir um pouco a áurea em torno do significado oculto de seus filmes, mas ao fazer essa "simplificação", sua obra parece ser justamente ainda mais rica e genial.



Transcendendo Lynch – 84 min
Brasil – 2009
Direção: Marcos Andrade

Estreia: 20 de maio.

Compartilhe este conteúdo |

O Cinema está na Rede e também no Twitter

Postar um comentário

  1. Excelente documentário, como propõe o diretor, ao retratar o lançamento do livro "Em aguas profundas" de David Lynch!
    Lynch responde com muita clareza temas relacionados a seus filmes, seu processo criativo e a Meditação Transcendental!
    A própria essência de Lynch está ali muito bem descrita.
    Muito mais fácil enteder se você pratica meditação.
    Caso contrário é como se tivesse que descreve o sabor de uma laranja áquele que nunca comeu!

    ResponderExcluir

 
Top