1

Com humor refinado e sensibilidade, Saturno em Oposição retrata a história de um grupo de amigos que tem de passar por diversas provações quando um deles adoece seriamente. Lorenzo (Luca Argentero) é o companheiro do escritor Davide (Fillippo Timi). O casal recebe em sua casa, frequentemente, seu extenso e intenso grupo de amigos: Antonio (Stefano Accorsi), um bancário casado com Angelica (Margherita Buy), que é uma psicóloga anti-fumo; Neval, tradutora turca casada com Roberto; Sergio, ex-namorado de Davide, e Roberta, muito próxima de Lorenzo, viciada em drogas e astrologia.

No meio de um alegre jantar na casa de Davide, Lorenzo desmaia e depois do ocorrido é levado pelos amigos para o hospital. Lá, é revelado que sua situação é grave e que não se deve esperar por grandes melhoras. O sofrimento de cada um dos amigos é igualmente intenso e único. Paralelamente às tristes visitas no hospital, Antonio conta a Angelica que está apaixonado por outra mulher, com a qual vem tendo um caso há alguns meses. Apesar de ainda estar com dúvida em relação a seus sentimentos, Antonio não aguentou permanecer em um relacionamento mentiroso. O casamento parece se desintegrar, mas a amizade entre o casal fortalece-se pelo momento difícil.

Cada um dos personagens apresenta características muito específicas e suas personalidades são deliciosamente reveladas ao decorrer da projeção. Neval, com suas dolorosas verdades, e Roberta, com seu modo distinto de ver a vida, merecem destaque. O grande e talentoso elenco acrescenta e enobrece em muito o filme do diretor Ferzan Ozpetek, que consegue transportar o roteiro dramático para uma atmosfera levemente cômica Saturno em Oposição traz a beleza da força da amizade nas instabilidades da vida. O longa foi um sucesso nos cinemas europeus e irá estrear no Brasil com quatro anos de atraso, meses depois da estreia do último filme de Ozpetek (O Primeiro Que Disse).



 
Saturno em Oposição (Saturno Contro) – 100 min
Itália, França, Turquia – 2007
Direção: Ferzan Ospetek
Roteiro: Ferzan Ospetek, Gianni Romoli
Elenco: Stefano Accorsi, Margherita Buy, Luca Argentero, Fillippo Timi, Pierfrancesco Favino

Estreia: 10 de junho.

Compartilhe este conteúdo |

O Cinema está na Rede e também no Twitter

Postar um comentário

  1. Mas o trailer fala de outra coisa. rs
    Aliás, o trailer deixou o filme sem personalidade.

    ResponderExcluir

 
Top