1

Vencedor do prêmio de melhor direção em Cannes 2010, Mathieu Amalric atua também como o personagem principal de Turnê. Joachim é um ex-produtor de televisão em Paris, que abandonou tudo para recomeçar nos EUA. Lá, ele encontra um grupo de dançarinas de “New Burlesque”, a quem decide agenciar e promete levá-las em turnê pela França, incluindo Paris no roteiro. A estética do burlesco nasceu no século XVII, descendente da Comedia Dell’arte, e seu renascimento no séc. XXI traz a valorização do gracioso corpo feminino sem perfeição; mostra a beleza dos corpos fora do padrão estético atual. O “New Burlesque” encanta pelo glamour, desprendimento e pela busca do hedonismo. 

O grupo passa por diversas cidades, levando sua sensualidade e graça. Porém, o glamour não reina além do palco, pois as garotas têm de enfrentar hotéis baratos e falta de dinheiro. No caminho, Joachim é traído por um velho conhecido que desmarca a apresentação das garotas em Paris, que fecharia a turnê com grande estilo. Ele fica, então, desesperado, e se vê obrigado a voltar para a capital e resolver o problema. O produtor abandona as strippers na mão de um jovem assistente e parte para Paris, onde reencontra seu passado. O relacionamento complicado com o irmão, com amigos e, principalmente, com os filhos, mostra o outro lado do personagem. Tanto as dançarinas quanto Joachim se fantasiam e mascaram diariamente. 

No início, as dançarinas são apenas personagens extravagantes e bufonas. Porém, com o decorrer da trama, elas vão se humanizando, cada uma com suas particularidades. Mimi Le Meaux (Miranda Colclasure), umas das dançarinas, e Joachim começam um relacionamento mais profundo durante uma pequena viagem que fazem sozinhos. Nesse momento, tentam tirar as máscaras um do outro, com diálogos intensos e inteligentes. É possível notar uma interação entre a cultura americana e francesa no filme, representada por uma cena na qual Joachim come frango frito no KFC, rede de fast food americana. As atuações, tanto das dançarinas, como de Amalric, são ótimas, mas sem grandes surpresas. O tema da crueldade do showbizz é batido, porém o filme o aborda com competência e graça.



Turnê (Tournée) – 111 min
França – 2010
Direção: Mathieu Amalric
Roteiro: Mathieu Amalric, Philippe Di Folco, Marcelo Novais Teles, Raphaëlle Valbrune
Elenco: Mathieu Amalric, Miranda Colclasure, Suzanne Ramsey, Ângela de Lorenzo

Estreia: 08 de abril.

Compartilhe este conteúdo |

O Cinema está na Rede e também no Twitter

Postar um comentário

  1. Tô super curiosa para ver o excêntrico Mathieu Amalric na direção. O filme parece ser muito bom.

    ResponderExcluir

 
Top