4

Sempre achei a comédia no teatro mais eficiente que aquela encenada no cinema. A proximidade dos atores, a liberdade de dizer o que quiser, do jeito que quiser, o improviso, as risadas espontâneas da plateia... Delícias que só o teatro pode nos proporcionar. Com base nesses argumentos, o diretor Domingos Oliveira (de Separações) ensaia combinar o melhor que o cinema e o teatro podem oferecer. O cinema com seus closes, cortes, ricas externas, movimentos de câmera e seu “realismo” tão belamente forjado para nos fazer esquecer do mundo lá fora... O teatro com sua espontaneidade e empatia típicos e naturais, que o diretor justifica ser tão cativante, talvez, por ser o teatro muito mais antigo que o cinema. Quem sabe?

A peça Todo Mundo Tem Problemas Sexuais foi originalmente inspirada em cartas recebidas pelo psicanalista Alberto Goldin e publicadas na coluna Vida Íntima do jornal O Globo. Destas, 6 histórias foram selecionadas para compor esse espetáculo de grande e merecido sucesso, afinal, é mesmo de “se acabar de rir” palavras de quem já assistiu. Para o cinema, o diretor selecionou 5 histórias e fez um mosaico de trechos originais das apresentações no teatro, trechos encenados para o cinema e bate-papos de bastidores, com o elenco todo refletindo, em clima de papo de bar, sobre as questões abordadas nas histórias. 

Para variar, Pedro Cardoso dá um show especialmente nos trechos gravados no teatro provocando gargalhadas de quem assiste! Entre as histórias, destaque para a da mulher que faz de tudo na cama e se oferece para realizar todas as fantasias sexuais do namorado. E ainda a história do casal, juntos há mais de 20 anos, que após um “incidente” com um conhecido, redescobre os prazeres de uma vida sexual mais apimentada. O elenco ainda inclui os ótimos: Priscilla Rozenbaum, Claudia Abreu, Orã Figueiredo, Paloma Riani e Ricardo Kosovski

A vantagem do filme não ter sido uma adaptação direta do teatro para o cinema foi preservar a liberdade de fala dos personagens. Trata-se de um tipo de A Vida Como Ela É muito bem-humorado para quem quiser ver (se reconhecer?) e se divertir. Como diria Woody Allen: “Só existem duas coisas importantes na vida. A primeira é o sexo e a segunda eu não me lembro”. No teatro ou no cinema, se alguém perguntar “E, aí, foi bom pra você?”, creio que a resposta será “sim!”!



Todo Mundo Tem Problemas Sexuais – 80 min
Brasil – 2008
Direção: Domingos Oliveira
Roteiro: Domingos Oliveira – Baseado em peça teatral de Domingos Oliveira e Alberto Goldin
Elenco: Pedro Cardoso, Claudia Abreu, Priscilla Rozenbaum, Paloma Riani, Orã Figueiredo, Ricardo Kosovski

Estreia: 13 de maio.

Compartilhe este conteúdo |

O Cinema está na Rede e também no Twitter

Postar um comentário

  1. Brasileiro parece que só sabe fazer filme com putaria no meio; são poucos os filmes que não exploram essa temática...

    ResponderExcluir
  2. Parece que você assiste pouco cinema nacional.

    ResponderExcluir
  3. verdade!o cinema brasileiro é ótimo!

    ResponderExcluir
  4. bom no momemto estou fazendo uma peca sobre esse roteiro e acho o maximo

    ResponderExcluir

 
Top