1


A animação Brasil Animado chega aos cinemas com uma característica inédita: é o primeiro longa brasileiro produzido com captação e exibição em tecnologia 3D. Entretanto, a novidade não é o ponto forte da produção, dirigida por Mariana Caltabiano, o que torna o aspecto tridimensional dispensável. Para entreter o público infantil, Brasil Animado mistura cenas reais e animação, e, já na introdução, os personagens Stress e Relax explicam o processo de criação do filme, fazendo piadas de si mesmos e alusões à Avatar e ao Universo de Pandora.

Como seus próprios nomes sugerem, Stress é um empresário mal-humorado, que em tudo vê a possibilidade de um empreendimento capaz de lhe oferecer lucros, e Relax é um diretor de cinema que quer curtir a vida de forma tranquila e agradável. Juntos, eles viajam pelo Brasil à procura do Grande Jequitibá Rosa, uma árvore antiga e rara. E é assim que Brasil Animado desenvolve seu argumento, numa espécie de passeio turístico pelo vasto território nacional.

A busca pelo tesouro perdido é colocada em segundo plano pelo enfoque nas paisagens naturais e geográficas do país, o que dá ao filme um aspecto de documentário, ou até de guia turístico para o público estrangeiro e para os brasileiros que não conhecem seu próprio país, ou personagens e fatos que marcaram sua história e cultura. A meu ver, este é o ponto positivo do filme: a valorização das belezas nacionais, descrita por intermédio das  imagens e fundamentada em elementos históricos que construíram o Brasil de hoje.



Os cenários de Brasil Animado, percorridos por Stress e Relax, destacam paisagens mundialmente conhecidas, de forma descontraída e animada. A viagem de carro começa em Santa Rita do Passa Quatro, cidade do interior paulista, e se estende pelos estados do Rio de Janeiro, Bahia – que, a propósito, me fez sentir uma saudade enorme de comer acarajé –, Ceará, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Minas Gerais, Amazonas, Pernambuco e São Paulo, além do Distrito Federal.

Apesar de ser direcionado ao público infantil, os adultos poderão gostar do longa, se apreciarem o roteiro em forma de diário de viagem. Provavelmente reconhecerão paisagens que já visitaram e se sentirão atraídos a visitar lugares que ainda não conhecem. Brasil Animado é um filme leve, sem uma trama aprofundada, mas vale a pena pelas participações de personalidades históricas e contemporâneas, como Aleijadinho, Tiradentes e Fernando Meirelles, e pelo roteiro simples, porém, com conteúdo. É um filme didático e criança também precisa disso. Estreia: 21 de janeiro.

Brasil Animado 3D - 75 min
Brasil - 2010
Direção: Mariana Caltabiano
Roteiro: Mariana Caltabiano, Eduardo Jardim
Dublagem: Mariana Caltabiano, Eduardo Jardim, Fabiano Perez, Fernando Meirelles
Participações Especiais: Eduardo Jardim, Fernando Meirelles, Daiane dos Santos, Ariel Wollinger, Mariana Caltabiano, Fabiano Perez


Por: Daisy Soares

Compartilhe este conteúdo |

O Cinema está na Rede e também no Twitter

Postar um comentário

  1. Esse filme é muito legal.Vale a pena assistir,adultos e crianças

    ResponderExcluir

 
Top