20


Com os mesmos renomados criadores dos efeitos especiais de Avatar, 2012 Homem de Ferro, Skyline - A Invasão é dirigido pelos irmãos Colin e Greg Strause. O longa é a mistura de uma história sem a menor credibilidade, com o previsível sentimento do protagonista de combater o inimigo. Ao sair da sala de cinema, me deparei com a seguinte pergunta: “Quem aprovou o roteiro deste filme?” Após a festa de aniversário do milionário Terry (Donald Faison), o grupo de amigos tenta sobreviver aos ataques alienígenas. Ao olhar para as luzes brilhantes que são emitidas pelos invasores, as pessoas são hipnotizadas e sugadas para dentro das máquinas. 
A partir daí a trama se desenrola vazia, tendo como único objetivo a sobrevivência. Os personagens ficam indefinidos, apesar da tentativa de mostrar a personalidade de cada um através de conflitos pararelos. Enquanto a Terra é invadida, o protagonista Jarrod (Eric Balfour) recebe a notícia que sua namorada Elaine (Scottie Thompson) está grávida e agora ele tem que lutar para proteger sua família. Já Terry é o típico melhor amigo, conquistou sucesso na carreira e tem uma namorada chata (Britany  Daniel) que ele trai com sua assistente.


No meio do filme entra em cena Oliver (David Zayas), que tem como característica ser o líder do grupo, fato que só piora o rendimento da trama, já que para os que estão assistindo não faz sentido o novo integrante do grupo ser o mesmo que o comanda. Não encontrei nenhuma atuação que mereça alguma parabenização. O roteiro consegue tirar a atenção de todos os outros elementos do longa e atentar somente para a falta de coerência, credibilidade e de continuidade na história. Já os efeitos especiais merecem crédito, por instigar a imaginação, de forma a trazer  figuras do sobrenatural para o nosso mundo.
O que mais me incomodou foi o final, ou melhor, a falta dele. Quando todas as fichas já tinham sido apostadas, quando já não havia mais nenhuma ação possível contra os alienígenas, em menos de dez minutos a história surpreende o público com uma virada infeliz e inesperada, e é exatamente nessa hora que os créditos começam a subir. Depois de uma hora e meia na sala do cinema só encontramos conflitos e nenhuma solução. Para os que desejam saber o final, provavelmente terão de encarar a continuação deste filme que tem um começo frustrante. Estreia: 03 de dezembro.
Skyline - A Invasão (Skyline) - 94 min
EUA - 2010
Direção: Colin Strause, Greg Strause
Roteiro: Joshua Cordes, Liam O'Donnell
Com: Eric Balfour, Scottie Thompson, David Zayas, Donald Faison, Brittany Daniel, Crystal Reed, Neil Hopkins, J. Paul Boehmer, Tanya Newbould, Pam Levin, Phet Mahathongdy, Tony Black




Compartilhe este conteúdo


O Cinema está na Rede e também no Twitter

Postar um comentário

  1. Acabei de ir com meu filho ver isso. Não acreditei que existam cineastas que ainda acreditem que os efeitos visuais vão impressionar tanto que a gente não precise mais de história. Reconhecemos a técnica (é... os efeitos são legais...) mas não nos impressiona mais como cinema. E o que resta então? Sobre o final, a impressão é essa mesmo que o blogueiro citou. Não há resolução. O roteirista foi desenvolvendo, desenvolvendo (muito mal) e quando viu... xiii, precisamos dar um final pra isso! Não que necessitemos sempre de soluções redondas ou finais felizes, mas aqui não foi nem feliz nem infeliz. Não houve nada no final. Distrito 9, pra ficar no tema aliens, não tem um final propriamente feliz e fechado, mas é um filmaço assim mesmo. Até a única dimensão do filme - a luta pela sobrevivência - que já rendeu pelo menos filmes tensos ou divertidos, estava prejudicada, com a ação limitada a um espaço delimitado (o dinheiro foi todo para efeitos especiais e não deu para expandir sets?). Enfim, já falei pro meu filho que da próxima vez, eu escolho o filme.

    ResponderExcluir
  2. "Não acreditei que existam cineastas que ainda acreditem que os efeitos visuais vão impressionar tanto que a gente não precise mais de história."

    Ué, avatar fez milhões só com essa tecnica.

    ResponderExcluir
  3. Vi esse filme no sábado e é uma bosta mesmo. Totalmente clichê, cheio de efeitos especiais e sem um enredo que preste.

    ResponderExcluir
  4. Junte Guerras dos Mundos, e Distrito 9, foi feito o Skyline ¬¬, filme horrivel.

    ResponderExcluir
  5. voce pega um pedaçinho dos filmes guerras dos mundos,alien,jornada nas estrelas,matrix,independence day,predador tai a invasão

    ResponderExcluir
  6. e ai mano... cade a história... quando fui degustar o segundo gole de refrigerante... acabou tudo!

    caraca. mas q droga de filme...

    ResponderExcluir
  7. É bem clichê sim, os efeitos especiais são bons, parece uma cópia de guerra dos mundos, a falta de história foi a pior coisa do filme, mas em compensação o final foi inesperado e podemos apostar num filme melhor e mais explicativo em Skyline 2.

    ResponderExcluir
  8. Parece mais uma mistura de guerra dos mundos com o nevoeiro, que tem o fim no mesmo estilo que skyline.

    ResponderExcluir
  9. Filme sem graça no inicio foi de certa forma melhorando a longo dos seus 30 minutos

    O filme podia ter acabado na cena que o avião derruba uma das naves com uma bomba atômica.. (a cena foi 10)

    + quando eu vi que a porra da nave era Highlander... nossa, fiquei muito puto.

    Dai pra frente.. coisa de "matar" um alien (afinal o alien eh highlander..e capaz de levantar carros) no murro e cerebro vermelho que controla o alien, renderam pra mim o dinheiro mais mal gasto do ano

    Sou mais "Marte Ataca"!!

    ResponderExcluir
  10. Eu vi o filme um dia desses tbm. Sinceramente, não esperava que ele estava sendo tão criticado, até mesmo tinha 'gostado' do filme em termos. Claro que o final foi rídiculo, e creio que pra todo mundo quando um final de filme não presta, detona com o resto do filme inteiro. Um final sempre precisa atingir o que o desenvolvimento do filme buscava contar. Não adianta (como já foi dito) encher o filme de efeitos especiais e não contar uma história bacana com um final bacana. É isso aí, foi decepcionante! Mas agora que descobri que terá a continuação do filme, espero que o diretor no mínimo tente colocar nesse o que ele não havia colocado no outro.


    ;)

    ResponderExcluir
  11. "..."voce pega um pedaçinho dos filmes guerras dos mundos,alien,jornada nas estrelas,matrix,independence day,predador tai a invasão"..."

    assim...guerra dos mundos(leia a historia) podia ser melhor sim, mas gostei...
    alien...nao tem como comparar...é um filme a parte
    jornada nas estrelas...nao é da minha epoca...mas é filé...
    matrix...ame-o ou...ah o filme é muito bom!!!
    independence day...legal sim!
    prepador...filme a parte mesmo!!!

    "..."O filme podia ter acabado na cena que o avião derruba uma das naves com uma bomba atômica.. (a cena foi 10)

    + quando eu vi que a porra da nave era Highlander... nossa, fiquei muito puto."..."
    cara...a parte do Highlander foi a melhor heheheh... é qnd tu falas PQP...essa vai ser a sacada...

    o q eu axo...tudo o q aconteceu(o filme todo) seria historia para 22 minutos e 57 segundos...
    qnd o cara domina o cibionte...acaba o filme!
    q droga...
    porcaria

    ResponderExcluir
  12. Não que eu queira ser do contra ._. Mesmo porque o filme é sim tudo isso que todo mundo escreveu.
    Mas eu acho que as pessoas não captaram a real essência do filme.
    No próprio trailer nos é dito que esse filme terá continuação, ou seja, foi feito já no intuito de "não ter final" pois haverá um segundo, como uma segunda parte que tivemos em "Kill Bill" e "Matrix" (no caso deste último, foram três).
    O "fim" realmente me impressionou e me deixou com vontade de ver o segundo logo. Ninguém controlou simbionte nenhum como disseram aí acima ¬¬
    O que aconteceu foi a "força" interior do personagem principal ser tão forte que não se deixou vencer pela morte uma vez que seu cérebro foi "reanimado em um outro corpo", sua memória se manteve ativa, talvez pelo amor que ele sente pela família que acabara de se formar.
    Bem, não vou jogar pedra como a maioria está fazendo, vou esperar pelo segundo porque esse filme, para mim, foi apenas um prelúdio para a real história que está por vir.

    ResponderExcluir
  13. Acabei de ver o filme, e sinto que, mesmo que haja uma grande história em sua continuação, não teria como re-colocar o cérebro do rapaz de volta em seu corpo, e vivermos felizes para sempre... O único e provável desfecho, é que ele mesmo mate todo mundo e pronto. Péssimo filme, com diálogos monossilábicos, clichês americanos de "e agora, quem vai salvar o mundo" (embora quebrado pela tentativa falha). Não se fazem mais filmes como antigamente!

    ResponderExcluir
  14. eu fui ver o filme, perdi totalmente a vontade, um filme cliche em que os aliens não tem absolutamente nenhum motivo pra matar todo mundo, eles simplesmente chegam e falam "foda se, n gostei desses caras vamos matar todo mundo"(n foi isso o q aconteceu mas só pode) que motivos esses caras tem pra matar as pessoas? e que diabos eles vão fazer com cerebros humanos? o cerebro humano existe para o corpo humano, não da pra colocar um cerebro humano em outro corpo, é contra as leis da natureza, mas o motivo que me deixou mais indignado é. q droga eles vieram fazer na Terra?

    ResponderExcluir
  15. concluindo, não da pra transplantar cerebros, as naves deles são meio sem noção, mas os efeitos são legais

    ResponderExcluir
  16. Bom, o FIlme não foi la aquelas coisas, mais os Efeitos Especiais, Puxaa, tao de Parabens!

    ResponderExcluir
  17. Ah, parem de reclamar!! O filme é doido demais!! Efeitos especiais de arrepiar! E para quê história!? Quer enredo vá ler chapeuzinho vermelho ou branca de neve e os sete anões!! Mal posso esperar pela continuação. Aliás, alguém sabe quando?

    ResponderExcluir
  18. Um ótimo filme e efeitos maravilhosos,pós a historia é curta mais "explicativa" em parte.
    Não tenho o que reclamar do filme,pós o final foi mais que entendido.
    Se prestar mais atenção no filme verá que depois de ver a luz umas vezes e ser impedido de "segui-la",ele se torna mais forte,sendo assim o impedi de ser controlado em um outro corpo.


    Adoraria que tivesse a continuação,seria ótimo!

    ResponderExcluir
  19. Skyline 2 nao vai ser lançado mais porque foi um fracasso? alguem sabe?

    ResponderExcluir
  20. A critica foi 10, mas como eles comeram um filme tem que terminar meu, cade esse filme Skyline 2. Esse filme chegou a ser feito pelo menos? eu nao acho..

    ResponderExcluir

 
Top