0


Com direção de Rachid Bouchareb e estrelando Jamel Debbouze, Roschdy Zem e Sami Bouajila, Fora da Lei tem como pano de fundo o processo de independência da Argélia. A película traz para a tela a saga de três irmãos que, ainda crianças, testemunham a expulsão de sua família de suas terras, pela força colonizadora francesa. Essa saga familiar com toques de cinema noir conta com, além de uma produção primorosa, boas interpretações de Jamel Debouze (Said, o caçula dos irmãos), e Chafia Boudraa (La Mère, a matriarca da família). O filme revive episódios da vida dos presos políticos argelinos, as favelas na periferia de Paris, a atuação do braço terrorista argelino e a forte repressão da polícia francesa.

O aspecto noir fica a cargo de um roteiro sem pontas soltas, com personagens ambíguos e verossímeis, além de uma narrativa fragmentada e sobreposta, com saltos no tempo que dão uma noção da resistência do movimento de independência da Argélia. A ótima fotografia traz para a tela um clima nostálgico das décadas de 1930, 40 e 50: os cenários da capital francesa, seus subúrbios e um figurino impecável. Tais elementos garantem beleza estética e força dramática ao filme. Boas cenas de ação também fazem parte de Fora da Lei, como a recriação do massacre de Setif, o assassinato a sangue frio do líder partidário opositor, a invasão do departamento de polícia e a emboscada sofrida pelos irmãos argelinos

O ponto alto do filme é a abordagem do tema da independência argelina, um conflito que deixou milhares de mortos na guerra brutal contra a França e feridas profundas ainda abertas nos dois países.  Hors-la-loi (no original) teve sua estreia mundial durante o Festival de Cannes, conturbada por polêmicas e acusações de que a obra mancharia a honra e a história das Forças Armadas Francesas. O filme escolhido pela Argélia para representar o país no Oscar 2011, com boas chances de premiação, é a primeira obra de Rachid Bouchared distribuída no Brasil, após London River - Destinos Cruzados (2009). Estreia: 01 de janeiro de 2011.

Fora da Lei (Hors-la-loi) - 138 min
França, Algéria, Bélgica - 2010
Direção: Rachid Bouchareb
Roteiro: Rachid Bouchareb
Com: Jamel Debbouze, Roschdy Zem, Sami Bouajila, Chafia Boudraa, Sabrina Seyvecou, Bernard Blancan




Compartilhe este conteúdo |

O Cinema está na Rede e também no Twitter

Postar um comentário

 
Top