0


Você seria feliz trabalhando em uma empresa que tem acesso às marcas mais caras e legais do mundo? Apesar de, para isso, ter de abrir mão da sua própria personalidade? Essa foi a opção escolhida pelos personagens de Demi Moore, David Duchovny (o eterno Fox Mulder de Arquivo X), Amber Heard e Ben Hollingsworth. Em Amor por Contrato, o quarteto vive a família perfeita, que se muda para um luxuoso condomínio fechado. Os Joneses possuem bens melhores do que qualquer outro lar da cidade: de tacos de golfe a carros, passando por mobílias de banheiro. Mas, ainda que isso pareça ser o retrato perfeito de um lar, existe um segredo por trás de tanta ostentação: eles são uma família de mentira, contratada por uma agência secreta de marketing. O objetivo é fazer com que todas as outras pessoas queiram o que os Joneses possuem.

Apesar do título do filme, na versão nacional, já ter um spoiler o amor sempre surge nos filmes de Hollywood, não é mesmo? –, o mais forte da história é acompanhar as artimanhas utilizadas pelos quatro para praticar o que se chama de “marketing invisível”. A cena em que o vizinho aparece vestido exatamente como Steve (David Duchovny), inclusive com o mesmo carro novo, é ótima. Para os cidadãos comuns, é interessante identificar as marcas que aparecem na tela e constatar que, resguardadas as devidas proporções, um dia também fomos influenciados pelas imagens alheias. Ainda que não estejamos a ponto de comprar um luxuoso A4 conversível vermelho, todo mundo já teve curiosidade pela grife do vestido da melhor amiga ou do celular multifuncional do colega de trabalho. 

No entanto, por ser uma comédia romântica, o filme não se preocupa em ser didático ou despertar maiores discussões sobre o efeito da publicidade no mundo contemporâneo. Amor por Contrato tem seus momentos clichê, mas é leve, arranca algumas risadas, e vale a pena por uma Demi Moore invejável fisicamente apesar da deficiência de variações nas expressões faciais, talvez pelo excesso dos tratamentos de beleza. Ideal para aqueles dias em que a família inteira vai passear no shopping e quer assistir alguma coisa. Estreia: 24 de dezembro.

Amor por Contrato (The Joneses) - 93 min
EUA - 2009
Direção: Derrick Borte
Roteiro: Derrick Borte
Com: David Duchovny, Demi Moore, Amber Heard, Gary Cole, Chris Williams, Lauren Hutton, Glenne Headly, Ben Hollingsworth



Compartilhe este conteúdo |

O Cinema está na Rede e também no Twitter

Postar um comentário

 
Top