2


Frank Moses, ex-agente da CIA, sabe demais. Justamente por isso, sua antiga empregadora decide fazer uma queima de arquivo. Mas a Agência deveria saber que o cara não é qualquer um, mas sim um aposentado extremamente perigoso (o RED do título significa Retired Extremely Dangerous), interpretado pelo eterno Duro de Matar Bruce Willis. O filme começa mostrando a rotina sem graça do aposentado Frank, que só vê motivação em paquerar Sarah (Mary-Louise Parker) por telefone. Ele chega a rasgar os cheques da aposentadoria, apenas para ter a desculpa de ligar para o serviço de atendimento do seu fundo de pensão e falar com sua parceira de solidão, com quem desenvolve uma relação que pode vir a se transformar em algo a mais.

Depois de sofrer um atentado cheio de tiros e explosões (o filme não economiza nisso, mas o exagero é parte do tom cômico da história), Frank vai investigar quem está por trás disso e descobre que alguns de seus antigos colegas de CIA também são alvo da queima de arquivo. Bruce Willis vai liderar uma equipe - aliás, que equipe !!! - de aposentados formada pelos astros John Malkovich, Helen Mirren, Morgan Freeman e Brian Cox. Todos estão ótimos, mas Malkovich se destaca como um saudosista e paranóico veterano de guerra. O cara está hilário e proporciona as melhores cenas cômicas de Red.

O roteiro parece dividido em capítulos e cada localidade dos EUA que Frank Moses visita - com ou sem seu grupo - parece palco de uma esquete de ação cômica. Red não chega a ser uma sátira a filmes do gênero, como o ótimo Encontro Explosivo (também de 2010), mas mantém uma pegada que tira o peso de uma história que poderia ser levada como um filme violento de investigação e vingança. Os diálogos são inteligentes, as piadas são ótimas e as atuações irretocáveis, assim como a direção de Robert Schwentke - de Plano de Voo (2005) - e os efeitos especiais. Red é mais uma adaptação do universo das HQs e deve se tornar uma franquia nos cinemas. A última cena dá a deixa. Entretenimento com qualidade. Em cartaz nos cinemas.

Red, Aposentados e Perigosos (Red) - 111 min
EUA - 2010
Direção: Robert Schwentke
Roteiro: John Hoeber, Erich Hoeber - Baseado nos quadrinhos de Warren Ellis, Cully Hamner
Com: Bruce Willis, Mary-Louise Parker, John Malkovich, Helen Mirren, Karl Urban, Morgan Freeman, Rebecca Pidgeon, Brian Cox, Richard Dreyfuss



Por: Mattheus Rocha

Share |

Postar um comentário

  1. contaecinema, na HQ original o cara se chama Paul Moses, mas no filme foi mudado para Frank. Corrigido no post. Obrigado.

    ResponderExcluir

 
Top