0


Napoli, Napoli, Napoli faz um interessante recorte de imagens de arquivo, entrevistas documentais e ficção para criar um perturbador e realista retrato da cidade de Nápoles, uma das mais violentas da Itália, dominada pela máfia Camorra. A opção do diretor Abel Ferrara por essa estrutura dá outro ritmo ao documentário. Mas, ainda assim, o coração do filme são as entrevistas, as pessoas envolvidas com a violência, o tráfico e aqueles que lutam contra esse ciclo vicioso violência/pobreza. O curioso é que assistindo ao longa, identificamos problemas de qualquer grande metrópole. Os depoimentos das presidiárias poderiam ter sido filmados nas penitenciárias cariocas que o resultado teria discursos semelhantes.

Imagens em preto e branco de um antigo documentário procuram as raízes do mal que assola  Nápoles, enquanto políticos fazem seus discursos. Todos tentam explicar como a cidade chegou a esse ponto. A resposta não é clara e o início de uma reflexão é necessária. Mas há esperança também. O documentário acompanha pessoas que trabalham em centros de reabilitação - um, curiosamente chamado Diego Armando Maradona. Uma das diretoras desses centros diz: “Não devemos pensar no corpo estendido no chão, mas no sonho daquela pessoa, que morreu”.

Abel Ferrara é neto de napolitanos e passou parte de sua infância e juventude no Bronx. Desse laço, Ferrara herdou uma religiosidade forte presente em imagens do filme e a tendência investigativa da violência e sobrevivência em um centro urbano decadente. Napoli, Napoli, Napoli é um excelente e atual filme, que estreia em momento oportuno nos cinemas. Em tempos de ataques na cidade do Rio de Janeiro é urgente a discussão sobre o tráfico, a violência e a corrupção. Merece ser visto, estudado e discutido. Estreia: 30 de novembro.

Napoli, Napoli, Napoli (Napoli, Napoli, Napoli) - 102 min
Itália - 2009
Diretor: Abel Ferrara
Elenco: Luigi Maria Burruano, Peppe Lanzetta, Shanyn Leigh, Luca Lionello, Marco Macor, Ernesto Mahieux



Compartilhe este conteúdo |

Postar um comentário

 
Top