2


De forma bela e lúdica, Eu e Meu Guarda Chuva mostra as aventuras e desventuras que três amigos de 11 anos vivem no último dia de férias, antes de encararem a sexta série em uma nova - e temida - escola. O medo da novidade e da lenda do Barão de Von Staffen, fantasma do fundador da escola, gera confusões entre sonho e realidade e mistura tempo e espaço de forma competente, estruturada e bem interessante. Pena que Eu e Meu Guarda Chuva seja uma rara exceção, pois não é comum filmes dirigidos ao público infantil e juvenil abordarem um assunto com variantes tão complexas sem descambar para a mesmice, subestimando a inteligência dos pequenos.

É justamente neste ponto que o longa, baseado em um livro do titã Branco Mello em parceria com Hugo Possolo e Ciro Pessoa, pode ganhar o público adulto. Além da ótima abordagem da história, da direção e das atuações seguras do elenco mirim, a parte técnica dá conta do recado. A direção de arte e o figurino se destacam. O fantasma, "vivido" brilhantemente por Daniel Dantas, tortura crianças que não respondem corretamente às suas perguntas e aterroriza a imaginação de Eugênio (Lucas Cotrin), Frida (Rafaela Victor) e Cebola (Victor Froiman). Mesmo assim eles resolvem explorar a escola mal assombrada e "encarar o território inimigo". Eu e Meu Guarda Chuva é um filme de fantasia, que trata de um tema pelo qual quase toda criança já passou - a troca de escola.

Os cenários dão cor e sombras às "viagens" do trio, evidenciando os momentos felizes ou tortuosos pelos quais os aventureiros passam - as cenas rodadas em Praga, capital da República Tcheca (detalhe importante), é fantástica e um ponto de virada essencial para a trama. Além disso, as participações especiais são bem legais. O ex-titã Arnaldo Antunes (como um funcionário do Achados e Perdidos), Paola Oliveira (como uma aeromoça) e Leandro Hassum (um motorista de táxi) dão show em suas breves e ótimas cenas. Eu e Meu Guarda Chuva reflete a riqueza do cenário cinematográfico nacional deste ano. Filmes de todos os tipos estão sendo lançados. Dramas, comédias, filmes para o público espírita, jovem e infantil, e até longas brasileiros de ação... Estreia: 8 de outubro.

Eu e Meu Guarda Chuva - 78 min
Brasil -  2010
Direção: Toni Vanzolini
Roteiro: Adriana Falcão, Marcelo Gonçalves, Bernardo Guilherme, Toni Vanzolini - Baseado no livro de Branco Mello, Hugo Possolo e Ciro Pessoa
Com: Lucas Cotrin, Rafaela Victor, Victor Froiman, Daniel Dantas, Paola Oliveira, Arnaldo Antunes, Leandro Hassum



Por: Mattheus Rocha

Postar um comentário

  1. A história do filme é boa, me alegrei por ter Adriana Falcão fazendo parte do roteiro, mas esse filme não será uma grande coisa, esse atores mirins logo pelo trailer já se dá pra perceber que são péssimos, e sejamos sinceros, o cinema brasileiro não é bom, posso contar nos dedos quantos filmes brasileiros eu gosto, e é só 1.

    ResponderExcluir
  2. Anônimo, você deve estar vendo os filmes brasileiros errados. O cinema nacional está cada vez melhor, não devendo nada às produções estrangeiras.

    ResponderExcluir

 
Top