12


A figura mística do chosen one (o escolhido) é carta marcada no imaginário popular, na literatura e, claro, em produções Hollywoodianas. Neo (Keanu Reeves), da Trilogia Matrix, e Perseus (Sam Worthington), do recente remake Fúria de Titãs, são exemplos disso. O novo filme de M. Night Shyamalan - diretor dos fantásticos O Sexto Sentido (1999), Corpo Fechado (2000) e A Vila (2004), entre outros - segue este mesmo argumento. A humanidade é dividida em quatro Reinos: do Fogo, da Terra, da Água e do Ar. Algumas pessoas têm a habilidade de controlar um destes elementos, mas apenas o Avatar Aang (Noah Ringer, o chosen one da vez) pode controlar todos eles - na teoria - e dar equilíbrio ao mundo. 

A tirania da Nação do Fogo pretende subjugar todos os outros Reinos, apenas pelo prazer de demonstrar sua força e superioridade (motivação mais do que batida, não?), e a humanidade anseia pela volta do Avatar, que está desaparecido há 100 anos. A divisão entre mundo espiritual e planeta Terra, o conflito e a junção dos 4 elementos, além das profecias do escolhido, fazem interessantes referências à filosofia e a crenças religiosas. Mesmo quem não é muito chegado, provavelmente vai se lembrar das aulas da tia Cotinha sobre os pré socráticos filósofos de Mileto.   

O Último Mestre do Ar não é sombrio como os filmes anteriores de Shyamalan e pode desagradar aos seus fãs, já que é direcionado a um público mais jovem e não tem a densidade de roteiro e muito menos a complexidade narrativa de suas primeiras obras. Mas, por outro lado, o longa tem ótimas cenas de luta, muito bem coreografadas, e os efeitos especiais em 3D são muito legais - principalmente os de domínio dos 4 elementos. Por ser baseado em uma série de animação da Nickelodeon - Avatar: The Last Airbender (2005) - e pela estrutura da montagem, fica claro que vem aí mais uma franquia cinematográfica. É um blockbuster pipoca e diversão, que vale uma ida ao cinema, mas sem muitas expectativas. Estreia: 20 de agosto.

O Último Mestre do Ar (The Last Airbender) - 103 min
EUA - 2010
Direção: M. Night Shyamalan
Roteiro: M. Night Shyamalan
Com: Noah Ringer, Dev Patel, Nicola Peltz, Jackson Rathbone, Shaun Toub, Aasif Mandvi, Cliff Curtis, Seychelle Gabriel



Por: Mattheus Rocha

Postar um comentário

  1. Cara sinceramente espero que se tive uma continuação que não seja essa diretor, porque ele arruinou o 1°Livro(Agua)-duma serie de 3 livros que compõe o desenho. Esse filme pareceu mais uma produção de Bollywood, a dublagem com exceção da do zuko(que é a mesma do desenho) ficou uma droga e sem falar que ele fez uma adaptação horrivel da história. Os movimento podem ater ser legais, mas se fossem fieis ao desenho so nesse aspecto tenhho certeza que valeria mais o filme.
    Pra quem é fã do desenho e quer se decepcionar assistam ao filme! #FIKDIK

    ResponderExcluir
  2. Cara... o filme é um copia do DESENHO, que é muito bom por sinal, agora voce queria que ele inventasse uma nova historia?? é desenho infantil... estilo naruto...cavaleiro do zodiaco e etc... achei o filme muito bom e recomendo a todos a historia do filme é a mesma do desenho e graças a deus que nao fizeram a mesma merda que fizeram com Dragon Ball, que pegaram um grande desenho e toranaram numa MERDA DE FILME!

    ResponderExcluir
  3. "o longa tem ótimas cenas de luta, muito bem coreografadas, e os efeitos especiais em 3D são muito legais - principalmente os de domínio dos 4 elementos."


    Vc viu o mesmo filme que eu?Oo

    ResponderExcluir
  4. Bom, quem conhece a história da "Lend a de Aang", sabe que não se trata apenas de um "Choose one", e sim como um espírito de luz, guia da humanidade que sempre vai reencarnar em um dos reinos e assim sempre ser a salvação,e por isso sempre foi conhecido como incialmente como Avatar - A lenda de Aang. Eu vi o filme, e achei muito incompleto diante de toda história, depois dakela guerrinha fraca do reino da água do norte, tem muita coisa. É uma história muito interessante, mas ali foi esprimida, impressão de quem viu o desenho tbm vai ter!

    ResponderExcluir
  5. o PIOR filme do ano...

    ResponderExcluir
  6. Bom eu sei que cada um tem sua opnião mas falar que o filme tem otimas cenas de luta, principalmente as de dominio dos 4 elementos e brincadeira ne? Coisa mais ridicula foi ver um grupo de dobradores de terra se juntarem, fazerem uma coreografia estilo power rangers e quando se pensa que vai vir uma "montanha" vem um pedregulho minusculo.

    ResponderExcluir
  7. Assisti ao filme, e mesmo sendo uma adaptação deixou muiiiiiiiiiiiiiiiiiiiito a desejar. Deveria ter ficado só na animação mesmo. 103 min perdidos de vida.

    ResponderExcluir
  8. Gostaria de saber aonde foi que vc viu 3D neste filme, o Diretor não foi capaz de ter notado que o 3d só aparece 5% do filme.

    ResponderExcluir
  9. Matheus,
    não vi a série de animação, portanto não posso julgar se foi uma boa adaptação, mas não concordo com o tom jocoso com o qual você se refere à produção Bollywoodiana. Ela pode até ser considerada esteticamente extravagante, ou sem conteúdo relevante (por alguns), mas é muito importante pra produção cinematográfica mundial. Inclusive inspirando alguns cineastas de outros países. Lembra de 'Quem quer ser um milionário'?

    Anônimo 1, o fato de ser uma história infantil não quer dizer que o filme não possa ter densidade. Muitos filmes direcionados ao público jovem seguem um padrão mais profundo.

    Anônimo 2, sim, mas provavelmente com outros olhos.

    Navegador, é diversão garatida.

    Luiz, essas características que você citou são referentes à figura mística do chosen one...

    Anônimo 3, tem outros muito piores. 'Fúria de Titãs' e 'Marmaduke', por exemplo.

    Rafael, o filme tem muito mais cenas de domínio dos 4 elementos do que esta que você citou.

    Anônimo 4, parece que os fãs da série de animação original não estão gostando mesmo da adaptação.

    Anônimo 5, o longa não utilizou 100% de tecnologia 3D, como muitos têm feito depois do boom da terceira dimensão. A maioria das cenas de luta e domínio são em 3D. E o diretor costuma participar da pós produção de filmes. É claro que, não só ele notou, como fez de forma proposital o uso do 3D em apenas algumas cenas.

    Abraços a todos.

    ResponderExcluir
  10. O filme é mto ruim! Roteiro fraquíssimo, parecia que queria acabar logo, os cabas do reino do fogo umas cara de lerdo que não metia medo a ninguém. Atuações péssimas!!
    A única coisa legal foi a reprodução fiel do mundo de A lenda de Aang.
    Eu como amante do desenho me decepcionei mtoooo!

    ResponderExcluir
  11. eu assisti o desenho e achei o filme muito resumido, e por isso é corrido, o diretor esqueceu no filme M. Night Shyamalan esqueceu das piadas de sokka, o mau mor de zuko, o aang no filme ta a pessoa mais seria do mundo ele é bem mais engraçado no desenho, e o ihon é outro que ta sério no filme, katara é aquela garota que o que quer vai atrás e consegue não vi isso no filme, yuê ficou ridiculo como ela contou a o porque de seu cabelo ser branco no filme, jau tem mais participação no desenho e ele não é morto pelos dominadores ele é morto pelo espirito da água, appa e momo tem muito mais participação no desenho, M. Night Shyamalan resumiu muito ele devia ter feito 2 filmes da 1 temporada do desenho, mais 2 da 2 temporada, 2 da 3 temporada, 1 pra terminar a história, ai iria talvez ficar melhor mais com outro diretor porque esse não da.


    quem quiser ver algumas cenas que não colocaram no filme mas que gravaram é só ir na yutube e digitar THE LAST AIRBENBER DELETED SCENES.


    uma coisa que esta me tirando do sério e frisarem em todas as propaganda q o Sokka é o cara do crepúsculo,Outro coisa é "Aang descobre que é o unico Avatar com o poder de manipular todos os elementos". Primeiro, Aang já sabia que era o Avatar antes de desaparecer por 100 anos. Segundo,só existe um Avatar, não há mais de um, como o texto da a entender. Ou seja, obviamente ele é o unico que pode dominar os quatro elementos. Será que estão confundindo o "ser Avatar" com "ser um dobrador"? Espero que não!

    Algo que me incomodou tambem é o estilo dessa sinopse. Parece que foi feita para criançinhas. Da a impressão que eles não estão levando a sério...

    Eu já era da opinião de que a Katara devia ter narrado o Teaser Trailer, agora sou da opinião que deviam ter mantido inclusive a fala dela da abertura da série, é muito mais explicativa.

    SHYAMALAN, QUIZ FOCAR NO COMEÇO DA HISTÓRIA SOBRE COMO O AVATAR FOI ACHADO E O OBJETIVO DO FILME É DE AANG SER DESCOBERTO, DENOMINADO UM NOMADE DO AR, SER O AVATAR QUE TEM QUE DOMINAR A AGUA! TODOS ESPERAVAM A HISTORIA TODA NUN FILME SO, PORQUE JA ASSISTIRAM O DESENHO, NÃO VAMOS NOS PRECIPITAR E NEN LEVAR EM CONSIDERAÇÃO DO DESENHO, OUTRO DETALHE É QUE AS PESSOAS QUEREM VER VIOLENCIA POIS CONSIDERA UM FILME DE AÇÃO DESSE JEITO, O ULTIMO MESTRE DO AR VEIO DE UM DESENHO DE AVENTURA ONDE CRIANÇAS DO MUNDO INTEIRO ASSISTIU, ENTÃO UM FILME DESSES NÃO DEVE TER TANTA VIOLENCIA AFINAL VEIO DE UM DESENHO DA NICKELONDEON, NÃO DE UM ANIME DO JAPÃO ONDE TEM SANGUE, SEXO E MORTE E INADEQUADO PARA MENORES DE 21! O FILME DEIXOU A DESEJA COMO TODO O PRIMEIRO FILME BASEADO NUNA HISTORIA SECULAR, POIS SEMPRE FICA DIFERENTE DA HISTORIA QUE A GENTE VIU PRIMEIRO MAS O FILME FICOU BOM, SE QUEREM VER O FINAL FELIZ ESPERE OS PROXIMOS!

    Atuações desse filme são horríveis ( uma tábua de madeira teria mais expressão que 98% do elenco), alguns efeitos beirando ao amadorismo e uma história corrida que você acaba não se cativando por nenhum dos personagens (Só pelos personagens do desenho. Os de carne e osso poderiam morrer que, pelo menos, eu não me importaria).

    Shyamalan antes de querer lançar um filme por ano deveria pensar realmente o que essa sucessão de fracassos está fazendo com a carreira que ele construiu com os otimos “Sexto Sentido” e “Corpo Fechado”. Espero que ele pare, pense e reflita muito sobre os roteiros que pretende filmar e estudar muito como filmá-los…pois se continuar errando feio como fez com “O último mestre do ar” ele só provará que deu sorte em seus 2 primeiros sucessos e que não passa de um diretor picareta.





    ResponderExcluir

 
Top