0


Que Alejandro Gonzalez Iñarritu, o diretor da melancólica, perturbadora e fantástica Trilogia do Caos - Amores Brutos (2000), 21 Gramas (2003) e Babel (2006) - é um dos melhores cineastas dos últimos tempos, não há dúvidas. Mas o cara precisa se reinventar e procurar pegar projetos diferentes da fórmula de três histórias que se entrecruzam. Sua técnica é fora de série, mas uma hora o estilo acaba se tornando repetitivo. Entre os produtores de Destinos Ligados (tradução preguiçosa e sem criatividade do original Mother and Child) estão os nomes de um trio de peso do cinema latino (todos mexicanos e donos de verdadeiras obras primas): Alfonso Cuarón - de E Sua Mãe Também (2001) -, Guillermo Del Toro - de O Labirinto do Fauno (2006) - e o próprio Iñarritu.

O colombiano Rodrigo García, mais conhecido por dirigir séries de TV do que por seu trabalho no cinema, além de ser apadrinhado por esse timaço, ainda contou com ótimas atuações de Annette Bening, da sempre perfeita Naomi Watts e de um ótimo elenco. O longa tem como tema central a adoção. Elizabeth (Naomi Watts) é uma advogada bem sucedida e sozinha (mas não solitária), que não se envolve emocionalmente com seus parceiros casuais; Karen (Annette Bening) é uma pessoa amargurada e vazia - aos 14 anos engravidou e entregou sua filha para adoção; e Lucy (Kerry Washington) quer ser mãe, mas não consegue engravidar de seu marido. A solução encontrada pelo casal é adotar uma criança. 

As histórias destas três mulheres são contadas com competência, mas o filme demora um pouco a engrenar. A apresentação não empolga e não tem densidade suficiente para conquistar a atenção do espectador, até os conflitos e detalhes mais profundos das personalidades das protagonistas começarem a surgir e as histórias, a se entrecruzar. A melhor estreia da semana, infelizmente, é ofuscada pelos lançamentos de Os Mercenários, de Stallone, e O Aprendiz de Feiticeiro. Se você gosta dos filmes do Iñarritu e ainda não viu Vidas que Se Cruzam, dirigido por Guillermo Arriaga, roteirista da Trilogia do Caos, também é mais do que recomendado. Estreia: 13 de agosto.

Destinos Ligados (Mother and Child) - 125 min
EUA, Espanha - 2009
Direção: Rodrigo García
Roteiro: Rodrigo García
Com: Annette Bening, Eileen Ryan, Samuel L. Jackson, Naomi Watts, Cherry Jones, Kerry Washington, David Ramsey, Jimmy Smits, David Morse, Lisa Gay Hamilton



Por: Mattheus Rocha

Postar um comentário

 
Top