0


Marmaduke é um filme para crianças. Mas seu festival de clichês e personagens estereotipados subestima a inteligência dos pequenos. Na era dos nativos digitais, se a intenção é resgatar uma inocência perdida - pela banalização da violência e do sexo, por exemplo -, não é com um longa que mais parece uma cópia versão canina daquelas histórias passadas nas high schools californianas, que se irá conseguir. Não se deve tratar crianças como idiotas. Agora, se a intenção é só entreter, pode até ser que funcione, mas apenas para uma faixa etária muito restrita (até os nove ou dez anos, talvez). Se você resolver levar seu filho, sobrinho etc. ao cinema, pode até rir com algumas (poucas) cenas engraçadas, mas, mais cedo ou mais tarde, o tédio tomará conta de seu ser.

O personagem título é um dog alemão desajeitado, bobo, bagunceiro e medroso. Quando sua família se muda do Kansas para a California, seu dono (Lee Pace) quer impressionar seu novo chefe e, de certa forma, acaba influenciando Marmaduke a deixar as coisas que realmente importam de lado. As lições de moral começam a tomar corpo aí, com aqueles velhos ensinamentos de que os familiares e os verdadeiros amigos são quem nos aceitam como nós somos e são eles que temos que valorizá-los, não quem só enxerga nossos defeitos. Mas, Marmaduke quer fazer novos amigos e conquistar a namorada do cachorro mais valente do parque. Para isso, tenta fingir ser uma pessoa (digo, cachorro) que ele não é. 

E, assim como seu dono, é da maneira mais difícil que o gigante canino irá aprender: magoando quem gosta dele como ele realmente é. Mas a sucessão de clichês não se resume às lições de moral e aos personagens estereotipados (os cachorros também têm seus grupos de atletas, patricinhas, nerds, chapados e sua gangue, com um líder que adora se fazer de machão). O clímax do longa, além de bobo e sem graça, não oferece nada de diferente aos filmes do gênero. Mas, algumas cenas se salvam, como a do encontro de Marmaduke com a Afghan Jezebel, quando toca Let´s Get it On, do Marvin Gaye (tá certo, até isso é clichê). Estreia: 03 de junho.

Marmaduke (Marmaduke) - 87 min
EUA - 2010
Direção: Tom Dey
Roteiro: Tim Rasmussen, Vince Di Meglio, Brad Anderson, Phil Leeming
Com: Lee Pace, Judy Greer, Caroline Sunshine, Finley Jacobsen, William H. Macy
Com as Vozes de: Owen Wilson, Emma Stone, George Lopez, Steve Coogan, Kiefer Sutherland, Sam Elliott




Por: Mattheus Rocha

Postar um comentário

 
Top