2


Para quem sente saudades da série Esquadrão Classe A, que marcou os anos 80, esta adaptação para o cinema é um prato mais do que cheio. Mas, mesmo para quem não acompanhou o seriado, e gosta de uma aventura Classe A, esta também é uma excelente pedida. Confesso que fui ver o filme receoso. Quando gosto muito de um quadrinho, série de TV ou game que vai parar nas telonas, por um lado fico muito animado para ver aqueles personagens em ação na sala escura. Por outro, fico pensando: "Será que eles vão estragar a história e fazer uma porcaria, como O Motoqueiro Fantasma (2007)"? É difícil acontecer um meio termo nestes casos. Geralmente, ou a adaptação é um lixo ou fica ótima, com gostinho de continuação (caso deste Esquadrão Classe A).

O roteiro é direto ao ponto. Se estamos falando de aventura, vamos fazer um filme frenético, movimentado, cheio de perseguições, lutas, explosões e afins, sem enrolar muito. É o que devem ter pensado os produtores do filme, liderados pelos consagrados Tony e Ridley Scott. Durante uma longa e ótima abertura, os Rangers são apresentados e o espectador já fica sabendo como o Esquadrão Classe A é formado. Hannibal (Liam Neeson), Face (Bradley Cooper), Baracus (Quinton 'Rampage' Jackson) e Murdock (Sharlto Copley) são veteranos da Guerra do Iraque que adoram planejar uma boa missão (desde que ela seja quase impossível). Correr riscos é com os caras. Nada de coisas simples. O que eles querem é desafiar o perigo.

O mais legal do longa é que o inimigo está dentro de sua própria unidade do exército. Nada de lunáticos homens bomba ou daqueles estereótipos maniqueístas da luta do bem contra o mal que Hollywood tanto gosta (soldados norte americanos versus lunáticos russos, comunistas, iranianos ou iraquianos). Os quatro talentosos e carismáticos militares são vítimas de uma armadilha e acusados de um crime que não cometeram. Mesmo atrás das grades, eles planejam uma forma de limpar seus nomes e recuperar suas patentes. Esquadrão Classe A é aventura do começo ao fim, com bom humor e ótimos efeitos especiais. Detalhe importante: não saia do cinema antes dos créditos passarem, pois tem uma cena extra. Estreia: 11 de junho.

Esquadrão Classe A (The A-Team) 
EUA - 2010
Direção: Joe Carnahan
Roteiro: Joe Carnahan, Brian Bloom, Skip Woods, Frank Lupo, Stephen J. Cannell 
Com: Liam Neeson, Bradley Cooper, Jessica Biel, Quinton 'Rampage' Jackson, Sharlto Copley, Patrick Wilson, Geraldo McRaney, Brian Bloom




Por: Mattheus Rocha

Postar um comentário

  1. não lembro muito desta série....

    ;(

    ResponderExcluir
  2. Eu lembro muito, ação, humor, ironias e qual é mesmo o plano B chefe?

    Ficaram bem parecidos mesmo, acho que com excessão do Liam Neesom, achei ele muito sério e o sorriso do chefe com o charuto na boa era impagável.

    Há muitos remakes ultimamente, as produtorqas saem ganhando mais pois atrsem tanto o público novo como os saudosistas.

    Tá na lista ;)

    ResponderExcluir

 
Top