Publicidade

Entre Nós

Crítica - Os Homens que não Amavam as Mulheres

12 de maio de 2010

Trilogia Millennium chega aos cinemas



O nome não diz muito, o trailer não empolga, mas Os Homens que não Amavam as Mulheres é um dos melhores suspenses dos últimos anos. Baseado no primeiro livro da Trilogia Millennium, o longa já tem suas duas sequências finalizadas e lançadas, por enquanto, apenas na Europa. Carregado de tensão, cenas fortes, corrupção, violência e mistérios, a história gira em torno das consequências do encontro entre um jornalista investigativo e uma hacker profissional. Mikael Blomkvist (Michael Nyqvist) é famoso por suas reportagens que desmascaram escândalos, mas foi vítima de uma armação e condenado à prisão por difamação. Lisbeth Salander (Noomi Rapace) é uma jovem antisocial e rebelde, cheia de piercings e tatuagens, com um passado traumático e perturbador.

As desventuras dos protagonistas são mostradas de forma paralela. Devido à condenação, Mikael deixa a Revista Millennium e se prepara para cumprir sua sentença, daqui a seis meses. Lisbeth convive com abusos sexuais de seu tutor e planeja uma forma de se livrar dele. A jovem trabalha numa agência de investigações, que é contratada para descobrir se realmente Mikael é culpado no caso de difamação, e se interessa por ele. O roteiro é complexo, muito bem trabalhado e, apesar de não manter o foco em poucos núcleos, faz a estrutura narrativa parecer simples, tamanha a organização dos entrelaçamentos e força da montagem. 

Paralelamente ao foco nestes dois ótimos personagens, que parecem revezar o posto de protagonista, e cujo inusitado encontrado é latente, há cerca de quarenta anos, Harriet Vanger desapareceu misteriosamente e seu corpo nunca foi encontrado. Mesmo depois de tanto tempo, seu tio ainda acredita que ela foi assassinada por algum membro da família Vanger e contrata Mikael para investigar o caso. Ao saber de sua nova atividade, Lisbeth resolve ajudá-lo e os dois passam a ser parceiros. A dupla se envolve em um denso mistério, que, à medida em que é solucionado, vai levando a caminhos inimagináveis, que revelam obscuros segredos da misteriosa família. "Quem são os suspeitos? Ninguém. Todos". Estreia: 14/05.

Os Homens que não Amavam as Mulheres (Män Som Hatar Kvinnor) - 152 min
Suécia, Dinamarca, Alemanha, Noruega - 2009
Direção: Niels Arden Oplev
Roteiro: Nikolaj Arcel, Rasmus Heisterberg - Baseado no romance de Stieg Larsson
Com: Michael Nyqvist, Noomi Rapace, Lena Endre, Peter Haber, Sven-Bertil Taube, Peter Andersson


4 comentários:

Thaís disse...

Esse blog me tortura...

- Última vez no cinema: assiti 2012
- Filme em Video: não tenho DVD
- No Pc: sem tempo e pra ver e baixar...

É vida em república é assim, net ruim, a tv só tem canais básicos (Globo, record, band e sbt), sem dvd, tempo então? ih, isso nem tenho.... Filmes se tornaram uma raridade, triste realidade... =)

Katia disse...

Vi o filme hj e concordo em genero, numero e grau com a sua crítica, Matt. Um dos melhores filmes de ação e suspense dos ultimos tempos...que roteiro! que takes! ducaaa!!!

Tiago Ferreira disse...

Nossa, me interessei bastante pelo filme depois de sua resenha.

Assim que possível, irei assistir!!

Abs,
Tiago

Anônimo disse...

Curti a resenha, vou procurar o filme pra assistir!
Abs,
Júlia M.

Postar um comentário

 
Cinema na Rede | by TNB ©2010 | O conteúdo deste site está protegido sob licença Creative Commons | Marketing Digital: Fizzy