4
Trilogia Millennium chega aos cinemas



O nome não diz muito, o trailer não empolga, mas Os Homens que não Amavam as Mulheres é um dos melhores suspenses dos últimos anos. Baseado no primeiro livro da Trilogia Millennium, o longa já tem suas duas sequências finalizadas e lançadas, por enquanto, apenas na Europa. Carregado de tensão, cenas fortes, corrupção, violência e mistérios, a história gira em torno das consequências do encontro entre um jornalista investigativo e uma hacker profissional. Mikael Blomkvist (Michael Nyqvist) é famoso por suas reportagens que desmascaram escândalos, mas foi vítima de uma armação e condenado à prisão por difamação. Lisbeth Salander (Noomi Rapace) é uma jovem antisocial e rebelde, cheia de piercings e tatuagens, com um passado traumático e perturbador.

As desventuras dos protagonistas são mostradas de forma paralela. Devido à condenação, Mikael deixa a Revista Millennium e se prepara para cumprir sua sentença, daqui a seis meses. Lisbeth convive com abusos sexuais de seu tutor e planeja uma forma de se livrar dele. A jovem trabalha numa agência de investigações, que é contratada para descobrir se realmente Mikael é culpado no caso de difamação, e se interessa por ele. O roteiro é complexo, muito bem trabalhado e, apesar de não manter o foco em poucos núcleos, faz a estrutura narrativa parecer simples, tamanha a organização dos entrelaçamentos e força da montagem. 

Paralelamente ao foco nestes dois ótimos personagens, que parecem revezar o posto de protagonista, e cujo inusitado encontrado é latente, há cerca de quarenta anos, Harriet Vanger desapareceu misteriosamente e seu corpo nunca foi encontrado. Mesmo depois de tanto tempo, seu tio ainda acredita que ela foi assassinada por algum membro da família Vanger e contrata Mikael para investigar o caso. Ao saber de sua nova atividade, Lisbeth resolve ajudá-lo e os dois passam a ser parceiros. A dupla se envolve em um denso mistério, que, à medida em que é solucionado, vai levando a caminhos inimagináveis, que revelam obscuros segredos da misteriosa família. "Quem são os suspeitos? Ninguém. Todos". Estreia: 14/05.

Os Homens que não Amavam as Mulheres (Män Som Hatar Kvinnor) - 152 min
Suécia, Dinamarca, Alemanha, Noruega - 2009
Direção: Niels Arden Oplev
Roteiro: Nikolaj Arcel, Rasmus Heisterberg - Baseado no romance de Stieg Larsson
Com: Michael Nyqvist, Noomi Rapace, Lena Endre, Peter Haber, Sven-Bertil Taube, Peter Andersson


Postar um comentário

  1. Esse blog me tortura...

    - Última vez no cinema: assiti 2012
    - Filme em Video: não tenho DVD
    - No Pc: sem tempo e pra ver e baixar...

    É vida em república é assim, net ruim, a tv só tem canais básicos (Globo, record, band e sbt), sem dvd, tempo então? ih, isso nem tenho.... Filmes se tornaram uma raridade, triste realidade... =)

    ResponderExcluir
  2. Vi o filme hj e concordo em genero, numero e grau com a sua crítica, Matt. Um dos melhores filmes de ação e suspense dos ultimos tempos...que roteiro! que takes! ducaaa!!!

    ResponderExcluir
  3. Nossa, me interessei bastante pelo filme depois de sua resenha.

    Assim que possível, irei assistir!!

    Abs,
    Tiago

    ResponderExcluir
  4. Curti a resenha, vou procurar o filme pra assistir!
    Abs,
    Júlia M.

    ResponderExcluir

 
Top