3


O Escritor Fantasma é um daqueles poucos filmes para os quais podemos dar nota dez. Perfeito, do início ao fim. São raros os cineastas que têm uma pegada tão característica como o genial Roman Polanski (que ganhou o Urso de Prata de Melhor Diretor, no Festival de Berlim, por este filme). É como ouvir Jimmy Page tocando sua Gibson Les Paul. Aos primeiros acordes, já sabemos que é ele. Em The Ghost Writer (título original), Polanski resgata o suspense psicológico da obra prima O Bebê de Rosemary (1968) e o clima noir de Chinatown (1974), os unindo em um único filme. A sutileza de sugerir, em vez de mostrar, faz a história crescer em tensão. A cada fato que induz a uma pista, a cada nova descoberta, o espectador é brindado com o prazer do verdadeiro cinema. 

Numa era de espetáculos visuais, 3D e afins, Polanski prefere o implícito, a interiorização. O Escritor Fantasma é um suspense político recheado de traições e mistério. Ewan McGregor é o personagem título, contratado para continuar escrevendo as memórias de Adam Lang (Pierce Brosnan), um ex primeiro ministro britânico, após a misteriosa morte de seu escritor fantasma. Quando o político é acusado de envolvimento com crimes de guerra, o trabalho, que já era perigoso, passa a tomar enormes e perigosas proporções, a ponto de colocar a vida de ambos em risco. 

The Ghost descobre, a duras penas, que para se escrever a história, é preciso estar vivo. Além disso, há o peso de se escolher o que vai entrar e o que vai ser deixado de fora, assim como a importante ordem das palavras. Grande parte do filme se passa em uma ilha, o que lembra o ambiente claustrofóbico de Ilha do Medo (2010), que, por sua vez, parece ter pitadas de Polanski. Junte estes dois a Os Homens que não Amavam as Mulheres (2009), e o resultado é uma excelente safra de imperdíveis suspenses. Não será surpresa se os virmos nos indicados a Melhor Roteiro do Oscar 2011. Estreia: 28 de maio.

O Escritor Fantasma (The Ghost Writer) - 128 min
França, Alemanha, Reino Unido - 2010
Direção: Roman Polanski
Roteiro: Robert Harris, Roman Polanski - Baseado no romance de Robert Harris
Com: Ewan McGregor, Jon Bernthal, Kim Cattrall, Pierce Brosnan, Tim Preece, James Belushi, Olivia Williams, Timothy Hutton, Tom Wilkinson


Postar um comentário

  1. Nossa, agora fiquei com muita vontade de ver esse filme.
    ALiás, você tem um bom link do "Os homens que não amavam as mulheres"? O que eu baixei não tava bom.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  2. É perfeito, Mônica. Não tenho... se conseguir, te passo. Ainda não procurei os das sequências, mas o farei em breve.
    Beijos !!

    ResponderExcluir
  3. Vou assistir certamente.


    www.seuwebsitenainternet.com.br

    ResponderExcluir

 
Top