8


Homem de Ferro 2 é um filme muito fácil de gostar. É pra se divertir mesmo. Ação de primeira qualidade, trilha sonora idem (com as guitarras do AC/DC e de Tom Morello, do Rage Against The Machine), cujo único compromisso é com o entretenimento. O diretor Jon Favreau não se aprofunda em nenhum conflito, mas nem por isso cai na superficialidade. Diferentemente da roupagem sombria que Christopher Nolan deu à nova franquia Batman, se aprofundando em descrições psicológicas dos personagens, em Homem de Ferro 2 tudo é levado com bom humor. Também, com Robert Downey Jr. como Tony Stark, não poderia ser de outro jeito. Parece que o papel foi feito especialmente pra ele.

Após declarar ser o Homem de Ferro, o governo estadunidense quer obrigar Tony a entregar sua armadura, considerada uma arma perigosa à segurança nacional, ao exército. Claro que o carismático e egocêntrico super-herói não irá aceitar, e Justin Hammer (Sam Rockwell), seu maior rival, se aproveita da situação para criar um novo traje, com a ajuda de Ivan Vanko - Chicote Negro (Mickey Rourke), um perigoso desafeto da família Stark, em busca de vingança. Para combatê-los, Tony terá a ajuda de sua nova assistente, Natalie (Scarlett Johansson), de seu amigo Rhodey (Don Cheadle) e de Nick Fury (Samuel L. Jackson), diretor da SHIELD (Superintendência Humana de Intervenção, Espionagem, Logística e Dissuasão).


Mas Nick tem planos maiores, ao ajudar Tony. Ele quer recrutá-lo para a equipe dos Vingadores, que será formada por um timaço: Homem de Ferro, Capitão América, Thor e Hulk. Para os fãs das adaptações de quadrinhos para o cinema e de super-heróis, Homem de Ferro 2 é um prato cheio. Além do elenco estelar, o Capitão América dá as caras, e a cena após os créditos é reveladora. Não saia do cinema antes dela. É interessante, e muito divertido, ver como as ligações entre os personagens estão sendo articuladas por diferentes filmes baseados nos quadrinhos da Marvel. E vem mais por aí. Já estão confirmados: Homem de Ferro 3, Capitão América e Os Vingadores

Homem de Ferro 2 (Iron Man 2) - 124 min
EUA - 2010
Direção: Jon Favreau
Roteiro: Justin Theroux - Baseado nos quadrinhos Marvel de Stan Lee, Don Heck, Larry Lieber, Jack Kirby
Com: Robert Downey Jr., Don Cheadle, Scarlett Johansson, Gwyneth Paltrow, Sam Rockwell, Mickey Rourke, Samuel L. Jackson, Clark Gregg, Jon Favreau



Por: Mattheus Rocha

Postar um comentário

  1. Antigamente era comum no cinema, as continuações serem piores do que o primeiro filme, salvo algumas exceções. Hoje vejo que já estão corrigindo isso, pois muitas continuações estão bem melhores. Foi o caso do Homem de Ferro. Como nerd e leitor de quadrinhos devo dizer que o filme pra mim foi nota 10.
    Uma citação ao Capitão América já tinha aparecido no 1º filme na forma de um Easter Egg muito rápido, pouca gente notou. Agora no segundo ficou mais evidente e a cena final foi bem legal.

    ResponderExcluir
  2. Eu vi ontem mesmo esse filme e concordo com a tua análise, é o perfeito filme pipoca, divertidíssimo sem ser superficial. Agora resta esperar pra ver como a Marvel vai unir o seu universo de heróis no cinema.

    ResponderExcluir
  3. Ainda não assisti, mas como sempre sua resenha sempre é uma forcinha a mais para que isso aconteça, irei com certeza.

    ResponderExcluir
  4. E aí, cara. Assisti esse filme na semana passada e achei muito bom. Ainda bem que o Robert Downey Jr. tá de volta ao circuito, pois é dos melhores! respondi o e-mail lá. :)

    abraço

    ResponderExcluir
  5. Olá,

    Ainda não tive a oportunidade de assistir ao filme, mas gostei bastante do anterior. Como o comentarista Eduardo disse, as sequências estão melhores que os primeiros filmes - pelo menos nos filmes baseados em quadrinhos.

    Quero só ver a atuação da Scarlett. Ela é uma das minhas atrizes favoritas, deve estar arrebentando....

    Abs,
    Tiago

    ResponderExcluir
  6. Só a atuação de Robert Downey Jr. no primeiro já justifica a ida ao cinema para conferir a continuação.

    Em tempo de tanta porcaria cinematográfica, essas histórias em quadrinhos adaptadas tem dado um quê a mais no mundo do cinema.

    É claro que vou ver e na telona!Abraço.

    ResponderExcluir
  7. O primeiro filme é muito mais divertido. Achei que esse ficou um pouco sem ritmo no meio. As aparições da Scarlett-sempre-a-mesma-coisa e Samuel-Shaft ajudaram nessa caída. Pena, o egocêntrico Stark já é suficiente para dar conta do filme sozinho. Fazê-lo fragilizado e contracenando com essas figuras fracas comprometeu um pouco. Ótimos Mikey Rurke, Don Cheadle e Gwyneth Paltrow.

    ResponderExcluir

 
Top