8


“O Blog é a tão sonhada liberdade de expressão.  Um canal pelo qual você consegue expor suas ideias, expressar uma opinião ou simplesmente informar”. Graça Paes é apenas um exemplo de Jornalistas que têm mergulhado de cabeça no universo da Blogosfera, para escrever sobre o que gostam e como desejam, sem se preocupar em ser tolhidos pela sua editoria. Na verdade, o crescimento da internet e o desenvolvimento de sites de relacionamento permitem que qualquer pessoa (não só profissionais de Comunicação) seja reconhecida por publicar textos e ideias sobre seus temas preferidos, passando a ser vistos por seu público como especialistas em determinado assunto. 

Anita Lucchesi trabalha com mídias online e observa que a opinião dos Blogueiros tem ganhado cada vez mais peso e destaque: “No início, era apenas um coletivo de diários virtuais, mas a Blogosfera acabou virando um grande celeiro de informações, em níveis cada vez mais complexos e sofisticados, abordando os mais variados assuntos”. Entre eles, o cinema. Enquanto revistas tradicionais, como a Set, andam mal das pernas, sofrendo constantes ameaças de cancelamento, os indexadores de Weblogs do Brasil já contam 967 Blogs especializados na sétima arte.

As assessorias de comunicação de filmes nacionais, percebendo este crescimento, não só de números, como de credibilidade, estão transformando as sessões exclusivas para Blogueiros, antes mesmo das tradicionais cabines de imprensa e pré-estreias, em uma nova tendência. Com estreia marcada para 21 de maio, Quincas Berro D'Água, adaptação de um livro de Jorge Amado, reuniu Blogueiros em sessões no Rio de Janeiro, São Paulo e Salvador. “Nós fizemos, em parceria com a Núcleo da Ideia, uma ação semelhante para o filme Divã (2009) e o resultado foi excelente”, comemora Anna Luiza Müller, sócia da Primeiro Plano, empresa de comunicação organizadora do evento.

“Tem muita gente boa que entende do assunto, mas não tem oportunidade de escrever para grandes veículos de comunicação. Algumas delas levam o Blog como uma espécie de trabalho e acho isso maravilhoso, pois, antes de qualquer coisa, é uma prova de amor ao cinema”, avalia o cinéfilo Pedro Tavares, criador do Blog Cinema O Rama. Segundo Ananda Menali, estudante de Jornalismo e apresentadora de um programa sobre cinema na Plus TV (Fikdik), os Blogs vêm ganhando o respeito do mercado cinematográfico. “Por ser um meio interativo, pode receber opiniões, replicar comentários e gerar um debate a respeito do cinema em geral ou de um filme específico”.

Ananda também chama a atenção para o alcance dos Blogs e adaptação dos veículos impressos a esta nova realidade: “Quem está no Macapá, por exemplo, pode ler determinada crítica muito mais facilmente pela internet. Não precisa ‘importar’ um jornal do Rio de Janeiro ou de São Paulo. De base destes dados, até grandes veículos passaram a ter seus Blogs, com matérias muito mais profundas e contando com apoio de críticos ou repórteres. A Internet é poderosa”. O Blogueiro Fox Xavier engrossa o coro: “Grandes portais, não só do Brasil, mas do mundo, começaram a contratar e indexar Blogs”.

A diferença crucial da Blogosfera para outras mídias é a opinião, que aparece a todo o momento, sem censura, analisa Fox: “Essa liberdade é de suma importância em áreas ligadas à cultura e, especificamente, ao nicho do cinema. O internauta realmente busca por uma opinião sincera e qualificada”. Mas Ananda lembra que o autor da página precisa transmitir credibilidade por meio de um texto embasado, bem escrito e com informações corretas. Guilherme Alves, diretor geral da Plus TV, acrescenta: “Os Blogs especializados têm grande público e proliferação instantânea de novidades”.

Antes do advento da internet, era preciso esperar determinado dia para poder ler a crítica sobre aquele aguardado filme, peça ou evento cultural, em jornais ou revistas. Agora, com o acesso de Blogs a sessões exclusivas, por exemplo, é criada uma expectativa ainda maior para o lançamento, já que as informações estarão disponíveis na rede bem antes de sua estreia, analisa Guilherme. Este é o caso não só de Quincas Berro D'Água, mas também de Olhos Azuis, novo longa de José Joffily, com estreia marcada no circuito nacional para dia 28 de maio, que terá a sessão exclusiva para Blogueiros nesta segunda feira.

Entrevistados:

Graça Paes (jornalista, produtora, radialista) - Graça Paes
Anita Lucchesi (estudante de história, blogueira) - Historiografia na Rede
Pedro Tavares (blogueiro, cinéfilo) - Cinema O Rama
Ananda Menali (colecionadora de DVDs, estudante de Jornalismo, apresentadora) 
Guilherme Alves (estudante de comunicação, diretor geral da Plus TV) - Portal Plus TV
Anna Luiza Müller (sócia da Primeiro Plano) - Primeiro Plano
Fox Xavier (blogueiro, estudante de Jornalismo) - Pitacos Modernos

Por: Mattheus Rocha

Postar um comentário

  1. Isso é muito bom.

    Com os blogs, o risco de ter uma informação verticalizada, aliada a interesses particulares, é quase que mínima, pois nenhum meio de comunicação interfere a crítica/opinião do cinéfilo que escreve sobre cinema.

    Posso dizer quase que o mesmo sobre música, tema que exploro no meu blog.

    Vida longa à blogosfera!

    Abs,
    Tiago

    ResponderExcluir
  2. Olá, achei a abordagem de sua matéria muito legal. Sou jornalista-blogueira e sinto-me muito bem com a liberdade de ação que o blog proporciona. Exatamente como você disse. Adorei o título de seu blog também. Grande abraço, Solange de Paula

    ResponderExcluir
  3. Mattheus, a matéria ficou muito boa. Parabéns, pela iniciativa. Essa é a tendência. bjs

    ResponderExcluir
  4. Muita honra ta com meu nome em uma matéria no blog do Mattheus! =P


    Ficou ótimo cara...Maravilha Alberto!!! :)

    ResponderExcluir
  5. Graça e Fox, valeu mesmo !!!
    Beijos e abraços.

    ResponderExcluir
  6. ADOREEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEI o filme Quinca Berro Dagua! Pessoal, assistam que vale a pena!

    ALiás , eu tenho um caso de amor com os filmes nacionais!
    bjus

    ResponderExcluir
  7. Quincas Berro d'água é sensacional! O cinema nacional mostrando cada vez mais sua capacidade e crescendo muito! Todas as atuações estão fantásticas

    ResponderExcluir
  8. Realmente, uma coisa q eu tenho visto é a qntdd de divulgação q tem aparecido online. E a do Quincas foi incrível, para td lugar q eu olhava estavam falando do filme.
    Tnt q acabou q eu fui ver o filme e gostei!
    É bom saber q as pessoas estão começando a se preocupar com essa mídia q tem crescido cd vez mais....

    ResponderExcluir

 
Top