4


Logo no começo do filme, o espectador é avisado de que Os Homens que Encaravam Cabras é baseado em uma história real, mas os fatos, de tão estranhos, são difíceis de acreditar. Fica claro, desde o início, que o diretor Grant Heslov não leva sua obra a sério em nenhum momento, o que transparece na atuação do elenco estelar, que parece se divertir muito em cena. O resultado é uma boa e despretensiosa comédia, embora bastante irregular. Bob Wilton (Ewan McGregor) é um jornalista que se depara com uma revelação (no mínimo) esquisita, de um ex militar. Segundo ele, o exército estadunidense, após a Guerra do Vietnã, criou uma divisão para treino de oficiais com poderes paranormais. 

Bob não acredita na história de que fazem parte do exército pessoas que conseguem ficar invisíveis, que atravessam paredes ou que matam animais apenas com o olhar. A matéria não é lançada, mas, após o fim traumático de um relacionamento, em uma atitude desesperada, o jornalista resolve cobrir a Guerra do Iraque. Lá, por acaso, ele conhece uma das pessoas citadas pelo seu louco entrevistado. Lyn Cassady (George Clooney) desperta a curiosidade de Bob, que não sossegará enquanto não fizer uma entrevista com o cara que diz ser um Guerreiro Jedi. Isso mesmo. Lyn acredita ser um Jedi.

O clima de humor nonsense, que remete ao estilo dos Irmãos Coen, em alguns momentos abre espaço para críticas à guerra, envoltas em situações aparentemente bobas. Grant Heslov não mostra os soldados estadunidenses como os caras bonzinhos, que vão livrar o Iraque do caos. Muito pelo contrário. Ambos os lados são mostrados como seres humanos, com todas suas qualidades, defeitos, limitações e loucuras. O quarteto principal (George Clooney, Ewan McGregor, Jeff Bridges e Kevin Spacey) dá um show à parte. A cena em que um pelotão inteiro do exército usa LSD é impagável. Vale uma ida ao cinema.   

Os Homens que Encaravam Cabras (The Men Who Stare at Goats) - 94 min
EUA, Reino Unido - 2009
Direção: Grant Heslov
Roteiro: Peter Straughan - Baseado no livro de Jon Ronson
Com: George Clooney, Ewan McGregor, Jeff Bridges, Kevin Spacey, Stephen Lang, Robert Patrick


Postar um comentário

  1. Boa dica, vou correr atrás de um link para assistir..
    Abraços, Re

    ResponderExcluir
  2. Ah não acredito!!!! Fiz um post ontem sobre o filme e nossas ideias bateram bem parecidas. Assim como vc gostei e indetifiquei um toque parecido com os dos irmãos Cohen no filme. Adoro seu blog. Abs!

    ResponderExcluir
  3. Ri muito com o trailer... Definitivamente preciso ver esse filme! George Cloney mesmo com esse bigodinho broxante continua arrancando meus suspiros... Ai, ai...

    ResponderExcluir
  4. Esse é um filme do qual eu já ouço falar há um certo tempo, e tenho vontade de assistir. A crítica veio em boa hora.

    ResponderExcluir

 
Top