1


Assim como em O Livro de Eli, A Estrada se passa em um sombrio e cinzento cenário pós apocalíptico. Não se sabe ao certo como a humanidade foi quase totalmente dizimada. O importante é saber como sobreviver à falta de comida, à violência e ao canibalismo. Mas as semelhanças não estão apenas em seus argumentos. Parece que A EstradaO Livro de Eli fazem parte de uma série. Cada filme seria um capítulo, com personagens diferentes, mas muito parecidos. Parece até que, a qualquer momento, o Eli (Denzel Washignton) vai aparecer com seu facão, ouvindo How Can You Men a Broken Heart, do Al Green, no iPod, e, enfim, todos os personagens da trama vão se reunir.

Chega a ser engraçado quando o personagem de Robert Duvall fala seu nome: o velho solitário chama-se... ElyA Estrada mais parece uma sucessão de eventos aleatórios, que levam a um fim previsível. Um pai e seu filho (Viggo MortensenKodi Smit-McPhee) migram para o Sul, na esperança de encontrarem um lugar melhor, com mais vida. Este foi o pedido da mãe do garoto (Charlize Theron), pouco antes de abandonar a família: "Vão para o Sul e se mantenham aquecidos". A principal diferença entre A EstradaO Livro de Eli é que em nenhum momento o passado de Eli é mostrado. Já em A Estrada, é criada uma (descartável) subtrama, que apresenta uma família prestes a ser desfeita, antes do cataclisma.

É sempre bom ver Charlize Theron, mas, em A Estrada, não havia a menor necessidade de sua presença. Sua atuação é ótima, mas com uma personagem que é claramente apenas um recurso melodramático, sem autenticidade alguma. A previsibilidade do roteiro não torna o longa ruim, mérito da direção de John Hillcoat, segura e carregada de tensão, da fotografia, e do ótimo elenco. A saga homérica de um pai e um filho em busca da sobrevivência em um mundo devastado, além de ter uma tensa dose dramática, é cheia de boas cenas de ação e suspense. Quando o cheiro da morte os ronda, a coragem prevalece.

A Estrada (The Road) - 111 min
EUA - 2009
Direção: John Hillcoat
Roteiro: Joe Penhall - Baseado no livro de Comarc McCarthy
Com: Viggo Mortensen, Kodi Smit-McPhee, Charlize Theron, Robert Duvall, Guy Pearce, Molly Parker


Postar um comentário

  1. Oi Matheus,

    Gostaria de entrar em contato com você para fazer um convite. Você teria como mandar seu e-mail para re.serra@one.com.br?
    Muito obrigada.

    Reiville Serra

    ResponderExcluir

 
Top