1


Só na FrançaA Riviera Não é Aqui levou mais de 20 milhões de pessoas aos cinemas em 2008. Depois de cerca de dois anos rodando o mundo, o filme de Dany Boon finalmente chegou ao Brasil. Não é de se estranhar toda essa demora, já que este não é o tipo de comédia que o grande público brasileiro costuma ver. A identificação com o calor de nosso país passa longe de Bergues, cidadezinha no norte da França, para a qual Phillipe Abrams (Kad Merad), funcionário dos Correios, é transferido contra sua vontade.

Ele queria é trabalhar na Riviera Francesa, mas perde a vaga para um deficiente. Ao saber que pessoas com deficiência têm prioridade nos pedidos de transferência, Abrams finge ser paraplégico. É claro que ele é desmascarado e por isso é mandado para o meio do nada. Quase todas as piadas do filme têm alguma ligação com o sotaque dos residentes de Bergues, por isso o filme demora a engrenar. Demora até demais. O primeiro ato, com a apresentação dos personagens e seus conflitos, se assemelha a um sonífero.

A primeira metade do segundo ato é entediante. Abrams tenta se adaptar à nova cidade e a seus colegas de trabalho, mas o choque cultural não permite uma aproximação maior entre eles. O filme melhora à medida em que Abrams, que assume a diretoria dos Correios de Bergues, percebe que a cidade não é tão ruim, nem tão fria, quanto pensava. Quanto mais o protagonista fica feliz, mais o espectador gosta do filme. Assim como sua tristeza e solidão são entediantes, sua felicidade é contagiante. Quanto mais Bergues se mostra uma cidade acolhedora, mais A Riviera Não é Aqui se mostra uma boa, mas descartável, comédia.

A Riviera Não é Aqui (Bienvenue Chez les Ch'tis) - 106 min
França - 2008
Direção: Dany Boon
Roteiro: Dany Boon, Alexandre Charlot, Franck Magnier
Com: Kad Merad, Dany Boon, Zoé Félix, Lorenzo Ausilia-Foret, Anne Marivin


Postar um comentário

  1. Se for um humor inteligente tá valendo cara!!!
    Mas o filme parece legal,pois passa as emoções para o telespectador,segundo vc,então vale a pena.

    ResponderExcluir

 
Top