3


Criação é a história de como o livro A Origem das Espécies (1859), de Charles Darwin, foi concebido. O filme, baseado na biografia escrita por Randal Keynes, tataraneto do criador da Teoria da Evolução, não funciona na telona (em alguns momentos, parece até um documentário do National Geographic). Se você tiver interesse na história, recomendo que espere o DVD sair. Emma (Jennifer Connelly), a esposa de Darwin (Paul Bettany), é uma devota cristã, que não aceita o trabalho de seu marido, por considerar uma ofensa a Deus. Na sua concepção, Darwin está lutando contra Ele e, caso não desista, seu destino será apenas um: o inferno. 

Na verdade, o longa é mais a tentativa de uma reflexão sobre a impossibilidade de se crer em Deus e na ciência, ao mesmo tempo, do que uma cinebiografia de Darwin. De forma fria e distante (em nenhum momento o diretor consegue criar um envolvimento maior entre o filme e o espectador), vemos o conflito de uma pessoa abalada pela morte de sua filha mais próxima, que não se decide em dar prosseguimento ao seu trabalho ou encerrá-lo. Darwin apresenta diversos problemas de saúde e a pessoa mais próxima a ele passa a ser Annie (Martha West), sua falecida filha, com quem passa horas conversando. 

Emma se assusta ao ver Darwin naquele estado e, além de não concordar com a Teoria da Evolução (para ela e para grande parte da sociedade, até hoje, todos descendemos de Adão e Eva), quer que seu marido aceite a perda de Annie, que a deixe descansar em paz. Darwin se afasta cada vez mais de Emma, mas, contradições à parte, é justamente nela que vai encontrar forças para dar prosseguimento ao seu estudo. Criação não procura se aprofundar muito nas teorias do naturalista britânico, mas sim no conflito existencial de um homem inovador e nem um pouco comum.

Criação (Creation) - 108 min
Reino Unido - 2009
Direção: Jon Amiel
Roteiro: John Colle - Baseado na biografia escrita por Randal Keynes
Com: Paul Bettany, Jennifer Connelly, Jeremy Northan, Toby Jones, Benedict Cumberbatch, Martha West


Postar um comentário

  1. Quero ver esse filme, J+a vi o trailer e fiquei interessada!

    *----* Adorei seu blog.

    Aceita troca de links? x3

    ResponderExcluir
  2. Oi amigo
    Ainda nao tinha visto falar desse filme, mas pela sua resenha deve ser muito bom, A origem da evolução criada por Darwin, gerou muito polemica, e ele ganhou muitos adeptos e inimigos tambem.Com certeza irei ver.
    Obrigada e bjs

    ResponderExcluir
  3. Isso tem cara de filme que meu professor de sociologia vai pedir pra eu assistir, FATO.

    Beijos

    ResponderExcluir

 
Top