9


Quatro Indicações ao Oscar: Filme, Edição, Roteiro Adaptado, Efeitos Visuais

Distrito 9, produzido por Peter Jackson, diretor da Trilogia O Senhor dos Anéis (2001/2003) e de King Kong (2005), não é apenas uma excelente ficção científica. É uma alegoria do apartheid sul africano. Uma crítica ao preconceito e à intolerância. Há vinte anos, uma nave espacial com defeito paira sobre a capital da África do Sul. Ninguém sai dela e nada acontece. Acionados pelo governo local, os militares a invadem e encontram milhares de alienígenas doentes e desorientados. Eles são trazidos à Terra, mas a má convivência com os seres humanos os levam a ser confinados no Distrito 9, uma espécie de favela, com péssimas condições de vida. A violência domina o local. 

Nos dias de hoje, conflitos políticos e econômicos geram a necessidade de remoção dos extraterrestres para outra área, o Distrito 10. Wikus Van De Merwe (Sharlto Copley, em sua estreia em longa metragens) é o responsável pela ação de despejo dos moradores. A tensão é inevitável. Os alienígenas não querem deixar o local. O filme começa como se fosse um documentário, com os depoimentos de funcionários do governo e cidadãos. No decorrer de Distrito 9, a dramatização do conflito entre humanos e extraterrestres é ampliada quando Wikus é contaminado por um fluido alienígena, que o torna um mutante. Seu corpo, aos poucos, vai deixando de ser humano, para tomar características dos extraterrestres. 

Dos indicados ao Oscar de melhor filme, este passou a ser meu favorito. O Blogueiro recomenda. Filmaço.

Distrito 9 (District 9) - 112 min
EUA, Nova Zelândia - 2009
Direção: Neill Blomkamp
Roteiro: Neill Blomkamp, Terri Tatchell
Com: Sharlto Copley, Jason Cope, Nathalie Boltt, John Summer, Nick Blake


  

Por: Mattheus Rocha

Postar um comentário

  1. sabe, eu ia ver esse filme, mas sou muito medrosa! parece tão bom

    ResponderExcluir
  2. O filme realmente parece ser bom, já li outros comentários a respeito do mesmo. Engraçado a quantidade de filmes com temas interessantes e com um cunho politico de plano de fundo que estão surgindo. Isso é muito bom!

    ResponderExcluir
  3. Este é um dos melhores filmes que estão na disputa do Oscar este ano

    A visão "alienígena" de Distrito 9 é uma das melhores já feitas em Hollywood

    o/

    ResponderExcluir
  4. Mais um filme pra minha lista, esse muito interessante, to procurando ver mais filmes assim, em casa quase nunca rola porque minha mãe não gosta, mas eu to nessa onda.

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. eu nao gostei desse filme
    sei la
    achei o final horrivel!!!

    ResponderExcluir
  6. Esse filme é do tipo 8 ou 80. Goste ou tenha ódio! Eu adorei muito, principalmente pela mistura de realidade e ficção. O filme, como citado, começa como um documentário sobre a situação de Distrito 9 e a convivência da população sul-africana com esses seres, vistos como insetos no local. O filme tem uma forte crítica as divisões criadas nas sociedades. A figura utilizada foi o alien, mas poderiamos, muito bem, por um negro, judeu ou qualquer povo que já sofreu com isso em algum momento da história. Apesar de uma ficção, a história é bem real e atual, exibindo, inclusive o que a ausência do estado em certas localidades pode causar. Destaco a câmera no estilo da Bruxa De Blair que acompanha as personages durante a ação de despejo na favela. Muito Bom!

    ResponderExcluir
  7. Melhores filmes de 2009, em minha opinião: "Bastardos Inglórios" e "Distrito 9".

    Fiquei sabendo que ele foi realizado com baixo orçamento, mas tem um enredo e uma crítica fantásticas, dignas de comover a nação.

    E ainda tem gente que me recomenda assistir 2012...

    ResponderExcluir
  8. Achei esse filme horrível, pois não gostei da história e nem vou falar do final, pois deixa muito a desejar. Muito Ruim!!!

    ResponderExcluir
  9. lixo..Não sei como pode ter uma nota tão alto no IMDB... mas assistam... assim vocês podem ter certeza do quanto isso é lixo..

    ResponderExcluir

 
Top